O I Simpósio Alagoano de Tecnologia Assistiva, promovido no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, terminou, nesta sexta-feira (23), com a entrega do relatório, pelo Governo do Estado, contendo as propostas da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que servirá como orientador do Plano de Governo 2017.
Tecnologia Assistiva e Autismo e Comunicação alternativa: demandas, ambientes e possibilidades foram algumas das palestras ministradas durante o simpósio, que, em seu segundo dia, contou com a presença da secretária especial da Pessoa com Deficiência, Rosinha Cavalcante, que destacou o importante papel do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência na definição e na implementação das políticas públicas para o segmento.
A superintendente da Pessoa com Deficiência, Dilma Pinheiro, ministrou uma palestra sobre Políticas Públicas em Tecnologia Assistiva, onde ressaltou a importância dessas políticas para a independência, mobilidade, aprendizagem, qualidade de vida e inclusão social das pessoas com deficiência.
“É a primeira vez que a secretaria, por meio da superintendência da Pessoa com Deficiência, traz essa temática. O objetivo é capacitar os profissionais que atuam com o nosso público. Essa capacitação foi um espaço de debate com profissionais de Alagoas, da Ufal, da Uncisal, e também de outros estados”, enfatizou a superintendente.
A professora de atendimento educacional especializado e especialista em educação especial, Cilene Ferreira dos Santos Silva, que veio de Junqueiro, interior do Estado, também destacou a relevância do evento.
“O simpósio foi de grande valia para os educadores e para a sociedade, porque enquanto profissionais precisamos de aprimoramentos para utilizar da melhor forma possível essas tecnologias na prática da sala de recursos, pois elas proporcionam uma maior acessibilidade ao conhecimento, e isso repercute na aprendizagem e na melhoria das atividades da vida diária dos nossos educandos. Promover um evento deste nível mostra o comprometimento com a pessoa com deficiência”, afirmou a professora.
O simpósio foi realizado pela Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, e teve como propósito sensibilizar a sociedade alagoana sobre a relevância do tema, além de capacitar profissionais das áreas de educação, saúde e tecnologia da informação.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308