O governador Renan Filho (PMDB) fechou o ciclo de revitalização do sistema socioeducativo de Alagoas e inicia a qualificação deste mesmo sistema. A nova Unidade de Internação Masculina Jovens/Adultos foi entregue nesta sexta-feira (07), e já recebe socioeducandos e toda estrutura está antenada com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Estado entrega um módulo e outros dois seguem com obras avançadas.
“Assumimos o sistema com 146 menores e temos hoje quase 300. Quase que dobramos a oferta, porém melhoramos em qualidade. Um jovem que cometeu um crime tem que ter uma nova oportunidade, por meio de um tratamento com saúde, educação, aprender uma profissão”, explicou o governador, dizendo, sobretudo, que a solução para este problema vem de outras frentes.
Uma creche bem estruturada, educação em tempo integral e oportunidades de emprego representam uma dignidade à família para melhor desenvolver os jovens. Assim, ressaltou o governador, se fomenta uma geração melhor preparada e pacífica. “Aquele que cometeu algum deslize terá aqui novas oportunidades para mudar de vida”, emendou o governador.
E.B, socioeducando, corroborou toda a intenção que foi abordada nesta sexta-feira durante a entrega da nova unidade. “Essa estrutura vai permitir que possamos sair bem melhores daqui. Sou um socioeducando e me sinto bem melhor em sair daqui e ter nova oportunidade”, disse o socioeducando.
O módulo inaugurado comporta 33 jovens e dispõe de quadra poliesportiva e salas de aula, de música e de artes.
“Em um futuro próximo, quero que Alagoas tenha o melhor sistema socioeducativo do Brasil”, completou Renan Filho.
O governador ainda visitou as obras dos demais módulos em reforma.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308