Os secretários de Prevenção à Violência, Jardel Aderico, e do Trabalho e Emprego, Joaquim Brito, estiveram reunidos, nesta terça-feira (23), para alinhar as ações do Programa Juventude Empreendedora com os territórios de maior vulnerabilidade social de Maceió.
Os lugares foram identificados pela Seprev, por meio do Observatório de Prevenção à Violência e apresentado no Comitê Gestor da Política de Prevenção à Violência, no mês de julho. São eles: Jacintinho, Benedito Bentes, Tabuleiro dos Martins, Cidade Universitária, Vergel e Clima Bom.
"Entendemos que esses bairros identificados pela Seprev são carentes também de oportunidades de emprego e renda. Por isso queremos direcionar as ações desse programa também para todas essas localidades", enfatizou o secretário Joaquim Brito.
Para o titular da Seprev, Jardel Aderico, a ideia do programa se aproxima muito da missão do comitê de prevenção à violência. "O foco é exatamente esse.Construir perspectivas de desenvolvimento individual e aumentar a oferta de emprego e renda também é uma das principais formas de prevenir a criminalidade", disse Aderico.
Além da Sete, as equipes da Seprev estão realizando encontros de aderência com as demais secretarias para mensurar os trabalhos que podem ser considerados de prevenção à violência para inserção na agenda integrada do Comitê de Prevenção.
Para o secretário-executivo de Coordenação das Políticas de Prevenção à Violência, Cloves Benevides, a meta é "criar oportunidades para que a criminalidade não seja a única saída de futuro para os jovens".
O Programa Juventude Empreendedora visa capacitar jovens de 18 a 29 anos com ensino médio completo ou cursando em escolas públicas de Alagoas. Eles serão treinados em informática para negócios, empreendedorismo e plano de negócios.
Os alunos que passarem por todas as fases do programa terão, ao final, um crédito da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) e consultorias do Sebrae Alagoas para implantação de suas empresas.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308