O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), promoverá nos próximos dias a distribuição de mil doses de sêmen para gado leiteiro, contemplando pequenos produtores dos municípios de Viçosa, Palestina e Jacaré dos Homens.
Por intermédio da Superintendência de Desenvolvimento Agrário, a Seagri já efetivou, durante o ano de 2016, a distribuição de quatro mil doses de sêmen com os produtores cadastrados pelos técnicos e que fazem parte de associações.
Os sêmens são das raças holandesas e Gir leiteiro e Girolando, que surgiu do cruzamento da raça gir, que é zebuína, com a holandesa, que é europeia. Do gir os animais herdaram a rusticidade e a resistência ao calor. Da holandesa, veio a boa capacidade leiteira.
De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, a doação de sêmen é mais um programa do Governo de Alagoas que tem como propósito a geração de renda, o desenvolvimento da agricultura familiar e a fixação do homem no campo. “Estamos fortalecendo a produção de leite nos municípios, também com melhoria genética das raças”.
Como explica Hibernon Cavalcante, da Superintendência de Desenvolvimento Agrágrio da Seagri, a distribuição das doses dos sêmens segue rigorosamente o cronograma estabelecido pelo Governo de Alagoas para com as associações dos pequenos produtores de leite no interior do Estado.
“A iniciativa da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura visa, sobretudo, que os pequenos produtores tenham acesso às raças leiteiras de grande produção de leite”, afirma Hibernon Cavalcante.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308