01/11/2016 19:00:36
Alagoas
Governo de Alagoas incentiva a produção de ostras
Seminário internacional acontece na Barra de são Miguel, até sexta (4), com produtores, empresários, gestores, técnicos, especialistas e estudantes
Foto: DivulgaçãoCultivo de ostras é um importante componente da economia alagoana
Agência Alagoas

Produtores, gestores, técnicos e estudantes reúnem-se até esta sexta-feira (4), na Barra de São Miguel, durante o 1º Seminário e Curso Internacional Ostra e Comunidades evento, que conta com a participação do Governo de Alagoas, por meio da Seagri, Sebrae, IABS, Ufal, Embrapa, prefeitura de Coruripe, entre outras instituições apoiadoras.


Durante a abertura do evento, o secretário Executivo de Políticas Agropecuárias da Seagri, Álvaro Otávio Machado, ressaltou o caráter social do Seminário e do Curso Internacional realizados em Alagoas, que oferece oportunidade de capacitação para os produtores e perspectivas de comércios para o segmento.



“A produção de ostras, além de ser uma atividade extremamente importante em Alagoas, faz parte do processo de inclusão produtiva e o Governo de Alagoas contribui para o fortalecimento das atividades, gerando emprego e renda”, destaca Álvaro Machado, Secretário Executivo de Políticas Agropecuárias da Seagri.



Edson Maruta, assessor técnico da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), abordou “O Histórico da Ostreicultura de Alagoas”, durante a abertura do Seminário Internacional.



“É uma excelente oportunidade para os produtores locais, onde debatemos a valorização do produto, a comercialização e o envolvimento dos parceiros no segmento", frisou o assessor técnico.



Rosedite Pereira soares, que faz parte da Associação dos Ostreicultores de Barreiras de Coruripe, atua há 15 anos na atividade, reconhece que o curso é de muita importância pela troca de experiência para os produtores e vai incrementar as atividades desenvolvidas em Alagoas.

 


“Além da troca de informações, o curso serve ainda para capacitar os que vivem da produção e do comércio de ostras, principalmente porque traz para Alagoas especialistas do Brasil e de outros países”, reconhece Rosedite Soares.



A estudante Sthefanie Santos, do curso de Turismo, do Ifal do Campus de Marechal Deodoro, afirma que o evento internacional é um momento especial para aprofundar conhecimentos sobre o comércio e a produção do produto.



“Nosso objetivo também é levar mais informações para o trabalho de turismo sustentável", disse a aluna.



Para o diretor técnico do Sebrae/AL, Ronaldo Moraes, o seminário e o curso sobre ostras tem um efeito positivo na agregação de valor e representa um marco para o estado de Alagoas, para o segmento e especialistas.



“Reconhecemos os méritos das instituições envolvidas e apoiadoras na realização do evento internacional, ampliando oportunidades e fortalecendo o segmento e suas atividades", explicou Moraes.

 


Como explica Tadeu Assad, presidente do IABS, os dois eventos se propõem a transformar ideias para no sentindo de gerar emprego e renda para as famílias que sobrevivem da atividade de ostras em Alagoas.



Na programação constam ainda palestras e colóquio de discussão, com os temas: “A gestão participativa e os negócios sociais: Os desafios da produção comunitária”; “A evolução da Ostreicultura em Santa Catarina”; “Estratégia de desenvolvimento do setor pela qualidade e sanidade: Depuradora de Ostra de Coruripe” e “Novos desafios para a sustentabilidade da ostreicultura em Alagoas”.

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.