Técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) começaram a primeira etapa do projeto piloto Artesanato Sustentável, uma iniciativa do órgão ambiental em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). A iniciativa tem como foco o manejo sustentável da madeira utilizada na produção artesanal da Ilha do Ferro, no município de Pão de Açúcar.
A primeira etapa consiste no levantamento e diagnóstico do trabalho realizado pelos profissionais artesãos locais, definindo as prioridades e obstáculos possíveis no processo de aplicação do projeto. Segundo Pedro Normande, gerente de Educação Ambiental do IMA, na última quinta-feira (8), dez artesãos foram cadastrados pela equipe de Educação Ambiental do órgão.
Logo após a conclusão da primeira fase, haverá oficinas e palestras para sensibilizar a população. “O artesanato da comunidade é a base econômica de muito de seus moradores e tem uma forte intervenção nos recursos naturais, por isso precisamos levar essa conscientização”, afirmou Normande.
Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA, explicou como será feita a adequação dos artesãos aos procedimentos legais de utilização da matéria-prima. “Iremos emitir autorizações ambientais para que eles possam fazer o corte legal da madeira e reflorestar o que foi suprimido de forma manejada”, disse o diretor.
Segundo Lopes, o instituto também doará mudas, além de emitir um certificado que comprova que os artesãos estão trabalhando de forma sustentável.
Povoado sustentável
Além do projeto Artesanato Sustentável, o IMA tem outros planos para levar conscientização e sustentabilidade à Ilha do Ferro. Como foco no correto gerenciamento dos resíduos sólidos gerados na comunidade, o órgão quer implementar também o projeto Povoado Sustentável.
“Queremos colaborar com iniciativas sustentáveis, realizando e apoiando ações com essa finalidade”, afirmou Pedro Normande, que vê na coleta seletiva a oportunidade de incentivar as mudanças de atitudes e comportamento em relação ao meio ambiente. “Desta forma, os órgãos governamentais sensibilizam as diversas instituições a dar exemplo para a sociedade civil”, afirmou.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308