Imperdível, o Balançando o Ganzá deste sábado (17), propõe um belíssimo passeio musical pelos mais distintos estilos, sons e animação vindas dos mestres e cancioneiros populares de Alagoas.
O programa, que vai ao ar neste sábado (17), às 14 horas, pela Educativa FM, começa trazendo o Mestre Venâncio cantando a peça do guerreiro. A sereia cantou no mar, na companhia de Zé Baião e ao som da bizunga, instrumento artesanal com som de chocalho, feito com uma cesta contendo tampas metálicas de garrafas que produzem o som característico; e logo em seguida, a Chamada do Divino, na voz do saudoso Mestre Benom Pinto.
Na sequência, o programa exibe na voz inconfundível do Mestre Djalma José de Oliveira e seu guerreiro Leão Devorador, a peça Cavalo Marinho. A seguir ele dará uma aula de astrologia e exibe seus profundos conhecimentos sobre a vida na lua, cantando São Jorge Mora na Lua.
O Balançando Ganzá apresenta ainda a peça Desperta Rabeca Velha, de Zé de Oliveira, um rabequeiro lá do Ceará, que na verdade é uma cantoria de viola ao som da rabeca. O ouvinte vai conhecer um pouco do boi do Pará com o Mestre Fabico cantando a música Vai meu boi, balançando suas fitas.
Também participam desta edição: a grande dupla de aboiadores Vavá Machado e Marcolino com uma bela poesia sobre a vida no campo; Mestre Arthur Morais canta uma peça em que presta homenagem a diversos mestres de guerreiro, logo depois o Mestre Djalma José de Oliveira, o Nêgo Jayme, com a Parte da Lyra e a tradicional luta de espadas; Canário e Guriatã com a embolada intitulada Tudo é coisa do sertão; da Paraíba, o folguedo náutico Nau Catarineta, com a peça Truleu da Marieta; e as cantoras Therezinha e Lindalva finalizam com a Embolada das 20 meninas.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308