Dona Madalena da Silva ao abrir a janela da sua casa teve uma grata surpresa nesta quinta-feira (21). O cheiro forte do lixo acumulado na sua porta não estava mais lá, as escadarias estavam pintadas e coloridas e a via de acesso para sua casa cimentada.
Todas essas mudanças foram possíveis graças a colaboração dos reeducandos, sob a coordenação e fiscalização de agentes penitenciários, que cumprem pena no regime semiaberto e estão vinculados nos convênios do setor de Reintegração Social da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), que tem a função de ressocializar e promoveu a ação de presevação o meio ambiente e melhorar a vida da comunidade da Grota do Ouro Preto.
O reeducando Alexsandro Santos fala com orgulho da sua atividade. “Estou há um ano na equipe da Reintegração Social. Passei por várias cidades do interior fazendo a limpeza e manutenção dos espaços públicos. Ontem, trabalhei em Marechal Deodoro e hoje estou aqui no Ouro Preto. É trabalhando honestamente que irei garantir um futuro digno para minha família”, salienta.
O agente penitenciário e fiscal da Reintegração Maciel Pedrosa explica que o trabalho dos reeduacandos representa uma quebra de paradigmas. “Esta ação no Ouro Preto aproxima os reeducandos da sociedade. Durante dois dias, quinta e sexta-feira, integraremos a força-tarefa do Programa Vida Nova nas Grotas para melhorar a vida nesta comunidade”, comenta.
Madalena da Silva aprova a iniciativa do Governo de Alagoas. “Quando cheguei aqui há cinco anos era muita sujeira. Só ouvia o povo falando que o Governo não viria para cá. Enquanto isso, eu, meus dois filhos e marido adoecíamos com os mosquitos. Agora tudo mudou. Agradeço muito aos reeducandos pelo grande trabalho aqui no Ouro Preto, está tudo mais bonito”.
Fonte: Assessoria
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308