12/09/2016 17:30:38
Alagoas
IMA e Ufal inspecionam impactos ambientais no complexo lagunar
Equipe percorreu toda a área do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba
Foto: Ascom/IMAEstudo busca fazer um levantamento da degradação ambiental do complexo lagunar, que fica na Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita
Agência Alagoas

Uma equipe formada por técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) e estudantes do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) deram início à segunda etapa da pesquisa sobre impactos ambientais no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM).



O estudo busca fazer um levantamento da degradação ambiental do CELMM, que fica na Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita. Os primeiros levantamentos para o projeto foram realizados no mês de maio, e a equipe retornou ao local na última quinta-feira (8).



A vistoria percorreu toda a área do Complexo, iniciando pelo Canal do Trapiche e seguindo pela Levada, Vergel do Lago e Dique Estrada, onde puderam identificar um processo acelerado de degradação ambiental.



“Os principais impactos que encontramos são a deposição de sedimentos, assoreamento, poluição hídrica e ocupação irregular”, explicou Alycia Torres, assessora da APA de Santa Rita.



O IMA é colaborador no estudo, auxiliando com informações referentes à APA, disponibilização de barco para monitoramento e auxílio na coleta para análise de água de alguns pontos.

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.