O Instituto do Meio Ambiente tem investido em um trabalho que pouco aparece, mas que é de grande importância para servidores e usuários: a modernização do setor de Tecnologia da Informação. Equipamentos e estrutura têm sido melhorados no sentido de conferir maior agilidade para os serviços oferecidos.
Recentemente, o setor ganhou novo espaço no órgão, com uma sala totalmente reformada e com estrutura adequada para o funcionamento. “Nosso investimento é para tornar o IMA um órgão com capacidade para atender a população da melhor forma e, além disso, facilitar esse atendimento”, comentou Gustavo Lopes, diretor-presidente do instituto.
Segundo informações do analista de sistemas e gestor de TI do IMA, Bruno Costa, a aquisição mais recente foi a de um servidor NAS, do inglês Network Attached Storage. Trata-se de uma unidade dedicada ao armazenamento de arquivos em uma rede de computadores. “Utilizamos o equipamento para backup físico e como cloud, o que dá mais segurança para os arquivos”, comentou o analista.
Ele explica ainda que também houve a estruturação dos servidores em racks e que está sendo feita a migração de uma rede megabyte para gigabyte. Na prática, isso significa que haverá um aumento da velocidade de tráfego na rede, o que deverá dar maior agilidade ao trabalho.
Além disso, já foram recuperadas estações de trabalho, foi implementado um sistema open source para helpdesk, toda a rede passa por estruturação e houve a aquisição da licença de um dos melhores antivírus disponíveis no mercado.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308