A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) participou, nesta quarta-feira (14), da edição alagoana do Seminário ‘Brasil Mais Simples’. Promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), o evento foi direcionado aos órgãos, entidades e prefeituras para alinhamento da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no Estado.
Responsável pela administração e monitoramento da Redesim em Alagoas, a Juceal foi encarregada de abrir a série de palestras tratadas no evento. Na oportunidade, o assessor da Redesim no Estado, Ralf Albuquerque, abordou a situação atual do projeto.
“Não dá para fazer um panorama sem entender como era a situação antigamente. Em anos anteriores, no ambiente para registro e legalização de empresa havia um grande problema com a falta de informações, lentidão e burocracia nos processos, além da inexistência de um cadastro único, o que levava ao empresário levar os mesmos documentos a diversos órgãos. Hoje a situação é outra”, contrapôs.
Com a Redesim, os processos de abertura, alteração e baixa empresarial são iniciados on-line, pelo Portal Facilita Alagoas. Além de disponibilizar os procedimentos referentes à Juceal, o sistema integra as 102 prefeituras e seis órgãos para simplificação do licenciamento empresarial.
Na apresentação, o assessor ainda destacou as ações internas e de parcerias, principalmente com o Sebrae/AL, que ajudaram a tornar o Estado referência nacional no projeto.
“Desde que o ranking dos estados quanto à Redesim foi iniciado, em 2015, Alagoas permanece em primeiro lugar como unidade federativa com menos burocracia nos processos de registro e legalização empresarial”, acrescentou
Além das palestras referentes ao ambiente de negócios no país, a edição alagoana do Seminário vai contar com oficinas direcionadas à legalização empresarial, como as ações da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL).
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308