Discutir a importância da inserção dos surdos no contexto social e educacional, e contribuir para o fortalecimento da identidade e da cultura surda por meio da difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a proposta da palestra que será ministrada nesta sexta-feira (26), no auditório do Senai/Poço, das 8h as 12h.
O evento faz parte da programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência e é uma realização da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE), em parceria com a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), por meio da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O palestrante será o instrutor de Libras, Nelson Pimenta, que falará sobre a forma de comunicação com o surdo e seu acesso na sociedade, envolvendo a educação e outros direitos, criando assim concepções e oportunidades para que os surdos participem ativamente do convívio em sociedade.
“Será um debate com diversos profissionais da área jurídica e da educação, representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e também com a sociedade civil. Que as pessoas possam entender que a utilização da Língua Brasileira de Sinais é um meio de garantir a preservação da identidade surda, legitimar essa cultura e que ela também é uma forma expressiva de exercício da cidadania”, afirmou a superintendente da Pessoa com Deficiência, Dilma Pinheiro.
Nelson Pimenta
Nascido em Brasília, em 1963, em uma família de surdos e ouvintes híbridos, sempre teve a LSB como a sua língua materna. Teve seu primeiro contato com os surdos quando estudou no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), onde a prática da língua de sinais permitiu-lhe viver em situações satisfatórias de ambiente de interação linguística social entre as os surdos e ouvintes bilíngues.
Em 1999, criou a empresa de educação LSB Vídeo, que além de produzir material de ensino-aprendizagem em Libras, tem participado em importantes eventos artísticos, culturais e criações científicas, como o Programa Rio de Janeiro Planetary em Libras, o 1º Encontro Internacional de surdos Arte e cultura em São Paulo e os surdos cultura do espetáculo teatral "Nelson 6 Live", que cobriu mais de vinte cidades do Brasil por mais de uma década .
Tem certificação PROLIBRAS-MEC-UFSC como professor de nível superior, e é autor/co-autor de 15 livros em Libras. Possui experiência na área de Linguagem, com ênfase em Língua Brasileira de Sinais. É professor titular do Departamento de Educação Básica no INES.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308