Gerar parcerias e negócios e discutir as principais tendências de mercado nas áreas de hotelaria e turismo. Com esse propósito, está sendo realizado em Maceió, entre os dias 2 e 6 de setembro, o ADIT Share, seminário pioneiro no Brasil sobre propriedades compartilhadas e oportunidades de investimentos. O evento é organizado pela Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil.
Nesta segunda-feira (5), o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, participou da programação do evento, que reuniu os principais players do setor para debater, amplamente, sobre os novos modelos de desenvolvimento, intitulados Timeshare e Fractional, e voltados para o uso compartilhado de empreendimentos e bens.
“O sucesso deste seminário se dá pela qualidade das discussões e pela troca de experiências entre especialistas e investidores, que têm a oportunidade de ampliar a rede de relacionamentos, gerar parcerias e negócios, além de acompanhar as tendências do mercado. Além disso, é extremamente importante que estejamos discutindo isso em Alagoas, uma vez que o Governo do Estado vem trabalhando para atrair investidores, ampliar a rede hoteleira e consolidar o destino”, afirma Helder Lima.
Na programação, os painéis discutem temas como o mercado de propriedade fracionada, práticas e inovações, os desafios para a manutenção de contratos e redução da inadimplência em tempos de crise econômica e a evolução do consumidor nos últimos anos, dentre outros.
Para esta terça-feira (6), o encerramento do evento contará com apresentação de experiências exitosas e modelos consolidados, além de noções de marketing e captação, vendas e gestão.
Entre o público participante estiveram representantes de redes hoteleiras, da Prefeitura de Maceió, Sebrae, Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), hotéis e resorts independentes, investidores, consultorias, construtoras, incorporadoras, loteadoras, fundos de investimentos, escritórios Jurídicos, instituições financeiras e imobiliárias.
Modelos de desenvolvimento
Sinônimo de inovação no cenário econômico do Brasil, os modelos timesharing e o fractional criam a possibilidade de pessoas físicas ou jurídicas adquirirem quotas ou frações de empreendimentos particulares.
O sistema de timesharing é comumente utilizado no ramo turístico por meio de contrato de tempo compartilhado, bem como de contrato de adesão a clube ou programa de férias. Neste caso, o contratante é o consumidor de uma prestação de serviço que efetua o pagamento de uma mensalidade para usufruir de diárias de hospedagem em hotéis, resorts, casas de férias, entre outros.
Já o fractional, juridicamente é um negócio misto que combina direito real com direito pessoal. Na prática, os membros que utilizam do sistema de fractional ownership possuem uma fração, ou seja, quotas de uma entidade que é proprietária do bem. Os sócios, então, dividem as despesas e custos do bem conforme a sua utilização e podem ainda estipular uma taxa mensal para cobrir os custos fixos.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308