Mais de 400 estudantes do Ensino Médio foram beneficiados com a reforma da Escola Estadual Princesa Isabel, no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), em Maceió. A obra foi entregue na manhã desta segunda-feira (9) pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado da Educação e vice-governador, Luciano Barbosa.
Renan Filho afirmou que o Cepa “troca de roupa” e se prepara para se transformar no maior complexo de educação integral de Alagoas. "Todo o Cepa está em obras, praticamente. Vamos dar sequência à transformação desse importante equipamento. O ensino integral, aliás, é a nova tendência da educação no Brasil e no mundo inteiro: ocupar o aluno por mais tempo na escola com práticas esportivas e culturais. Por isso, aqui no Cepa, já revitalizamos as piscinas, os ginásios, estamos construindo um campo de futebol com gramado sintético e já revitalizamos o Teatro Linda Mascarenhas”, citou o governador.
A Escola Estadual Princesa Isabel passou por uma ampla reforma que incluiu melhorias estruturais dos banheiros, do telhado e das partes elétrica e hidráulica; as salas de aula receberam aparelhos de ar condicionado, novas lousas, kits de robótica e 21 novos computadores para o laboratório de informática.
O refeitório foi ampliado e áreas de acessibilidade, construídas. O prédio passou, ainda, por pintura geral. A última reforma havia acontecido em 1999.
Em junho do ano passado, a escola já havia recebido um ginásio de esportes, onde foi realizada a solenidade de reinauguração desta segunda-feira. Atualmente, a unidade é uma das 35 escolas de ensino integral da rede estadual. No próximo ano, mais 15 entrarão em funcionamento dentro deste sistema.
“Não há transformação senão pelas portas da educação, por isso quero agradecer ao governador Renan Filho por ter transformado a educação em prioridade em sua gestão”, disse Luciano Barbosa, durante o discurso.
A estudante Jordana Solene, do 1° Ano B, revelou que, por iniciativa dos próprios alunos, serão afixados cartazes na unidade de ensino para sensibilizar a comunidade escolar no sentido de manter o imóvel limpo e conservado. "Essa é a nossa segunda casa. Passamos praticamente todo o dia aqui, por isso temos que cuidar da escola da melhor forma possível", disse Jordana.
"Pra mim o melhor benefício dessa obra são os aparelhos de ar condicionado. O calor é insuportável e o ventilador nem sempre funciona", acrescentou a estudante Viviane Morais, do 1° Ano A.
Desde 1932
A Escola Estadual Princesa Isabel tem 85 anos de fundação. Criada em 1932 para ser uma escola exclusivamente feminina, a instituição funcionou até o final da década de 1950 na Rua Melo Morais, no Centro, quando então se mudou para o recém-construído Cepa, no Farol, onde permanece até hoje.
Prestigiaram, ainda, a solenidade, os deputados federal, Ronaldo Lessa; e estadual Francisco Hollanda; o vereador por Maceió, Silvio Camelo; o prefeito de São Brás, Marcos Sandes; a gerente da 13º Gerência Regional de Ensino (13º GERE), Cristiane Souza; a diretora da Escola Estadual Princesa Isabel, Sônia Suely Araújo, dentre outras autoridades.
Fonte : Assessoria
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308