O presidente da Associação dos Magistrados de Alagoas (ALMAGIS) – juiz Ney Alcântara – participou, na segunda-feira (29), de reunião com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - ministra Cármen Lúcia, e o Ministro João Otávio de Noronha, Corregedor Nacional da Justiça, junto com o presidente da AMB, Jayme de Oliveira e todos os presidentes de associações estaduais.
A reunião, histórica, aconteceu a convite da ministra Cármem Lúcia que, desde o início de sua gestão, e é realizada mensalmente com os presidentes de Tribunais de Justiça dos Estados, com o intuito de aprimorar a atividade jurisdicional. Na reunião, a ministra discorreu sobre a questão penitenciária e a Justiça criminal, e pediu o apoio dos presidentes.
Também foram apresentadas aos Ministros as preocupações com a carreira da magistratura, a questão previdenciária, os ataques constantes à magistratura, além da questão remuneratória.
A ministra Cármen Lúcia anotou todas as informações e se comprometeu a estudar cada uma delas, colocando-se à disposição para ouvir cada presidente em suas situações locais.
“Tivemos a oportunidade de abordar vários assuntos, entre eles, a atividade administrativa dos Tribunais, escolas judiciais, boas práticas no Judiciário, doenças profissionais, plano de carreira, déficit de quadro funcional e segurança dos juízes”, disse Ney Alcântara.
Para o presidente da AMB, Jayme de Oliveira, a reunião foi excelente. “Desde o início da gestão a ministra Cármen Lúcia faz reuniões periódicas com os presidentes de Tribunais e sempre nos pareceu importante que ela também ouvisse os presidentes de associação, pois eles podem oferecer novos elementos, novas propostas, como de fato aconteceu. É melhor ainda o fato dessas reuniões se repetirem, como acontecerá”, afirmou.
A pedido dos próprios presidentes a reunião se repetirá no mês de maio, com vistas a aprimorar cada vez mais o diálogo institucional.
Fonte: redação com ascom/AMB
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308