A melhor ferramenta para evitar doenças continua sendo a prevenção e a conscientização. Principalmente se a doença em questão for o câncer. Foi com esse conceito que os servidores da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) participaram, nesta quarta-feira (26), da palestra “Prevenção do Câncer de Mama”, feita pela coordenadora do curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes (Unit), Nilza Martins Amaral.
O evento faz parte das comemorações alusivas ao “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Iniciativas que estão sendo desenvolvidas em todo o país.
Como explica o secretário-adjunto da Seagri, Adelmo Martins, a palestra tem como propósito focar nesse tema que é tão instigante e está no cotidiano das pessoas. “A palestra revela um momento de aprendizagem, de ganho e trata da valorização da vida”, afirma.
Para a coordenadora do curso de Medicina da Unit, Nilza Martins Amaral, a palestra tem como finalidade incentivar as mulheres e os homens também sobre a prevenção do câncer de mama e as vantagens do diagnóstico precoce da doença.
“Passamos informações durante a palestra, com objetivo de despertar nas pessoas a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, uma vez que ainda é muito alto um índice de mortalidade no país”, enfatiza a médica Nilza Amaral.
A servidora Graça Ferreira destaca que a palestra é uma iniciativa positiva e que, além de orientar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, serviu para despertar também a realização do autoexame. “Apesar de fazer consultas com o profissional especializado, sempre é bom receber novas informações sobre a doença”, reconhece a servidora.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308