Melhorar a qualidade e produtividade do alimento produzido em Alagoas, para garantir a soberania alimentar da população do campo e da cidade, é um dos objetivos da pesquisa científica realizada pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL).
E mais uma etapa desse processo foi concluída, nesta quarta-feira (26), quando foram colhidos dez diferentes linhagens de arroz irrigado no município de Porto Real do Colégio. A colheita foi feita na propriedade do agricultor João Roque, que cedeu o terreno para que a pesquisa fosse realizada pelos técnicos da Emater, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que doou o material genético.
A agrônoma Ana Lúcia Cruz, que é técnica da Emater, conta que a pesquisa faz parte do projeto nacional da Embrapa de desenvolvimento de cultivares de arroz irrigado, e que tem como objetivo, identificar linhagens que se adaptem ao ambiente, no caso de Alagoas, da região do Baixo São Francisco.
“Esse ensaio, implantado na propriedade do seu João Roque, possuem linhagens que estão sendo estudadas, para que seja recomendada uma determinada região. É um processo de fixação no ambiente. São dez materiais que estão sendo testados e a colheita que tiver melhor desenvolvimento, será replantado nos outros municípios da região. É um trabalho contínuo, de médio e longo prazo, até nós conseguirmos fixar um material que obtenha sucesso, mas que também seja provado pelo agricultor, pois é ele quem vai manusear essa variedade no futuro”, explicou Ana Lúcia.
Ainda de acordo com ela, as linhagens colhidas serão levadas pela Embrapa para Goiânia, onde passarão por análise estatística que irá definir os melhores resultados de produção, altura da planta, degranagem , resistência a doença, para que se possa ter o resultado de qual variedade obteve sucesso na região.
Na região do Baixo São Francisco, de acordo com dados da Emater-AL, tem-se uma média de 6 toneladas de arroz irrigado por hectare produzido.
A pesquisa com arroz irrigado no Baixo São Francisco é uma parceria da Emater-AL, Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Embrapa, Companhia de Desenvolvimento do Vale São Francisco (Codevasf), Arranjo Produtivo Local (APL) Rizicultura e distritos de irrigação de Boacica e Itiúba.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308