A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia 2016 já começou no sistema prisional. Dando início às atividades, a Gerência de Educação, Produção e Laborterapia da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizaram, nesta segunda-feira (17), a aula inaugural do projeto 'Dicas Rurais', com dezenas de reeducandos. As atividades terão continuidade até esta sexta-feira (21).
Com o tema 'A Ciência Alimentando o Brasil', os servidores estão qualificando os reeducandos com técnicas para o cultivo e irrigação dos alimentos produzidos na horta do sistema prisional.
Dúvidas sobre o manejo do solo, combate as formigas cortadeiras, armazenamento de sementes e planejamento de produção estão sendo retiradas para aumentar a produção e trazer mais qualidade nas 15 mil refeições servidas diariamente nos presídios.
Além do 'Dicas Rurais', os custodiados participarão do projeto interdisciplinar 'Nutrientes e Vitaminas Essenciais para o Corpo', no qual os alunos das Escolas Estadual Paulo Jorge dos Santos Rodrigues e Municipal Luciano Alves da Silva conhecerão a importância dos nutrientes existentes nos alimentos produzidos e fornecidos aos mais de 4 mil internos recolhidos nas unidades prisionais localizadas na capital alagoana.
Para a gerente de Educação, Produção e Laborterapia, Andréa Rodrigues, a participação na Semana da Ciência e Tecnologia é fundamental para promover a sustentabilidade ambiental e disseminar boas práticas no sistema prisional.
“Faremos intercâmbios de conhecimentos, garantindo o aumento de produtividade de forma responsável, além de gerar a reinserção social dos custodiados que buscam um futuro digno”, concluiu Andréa Rodrigues.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308