Com o intuito de apresentar o fluxo online de processos e o desenvolvimento da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) recebeu, nesta quinta-feira (25), visita técnica de representantes do Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei) – departamento ligado à Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa.
Foram apresentadas aos visitantes as ferramentas utilizadas para iniciar o processo de abertura, alteração e baixa de empresa – introduzidos através do Portal Facilita Alagoas. Além disso, foi observado o caminho do processo empresarial dentro do órgão alagoano de registro, desde o protocolo até a análise e deferimento.
Na visita, ainda foram exibidos outros serviços implantados pela Juceal, como solicitação de certidões (simplificada, específica e inteiro teor), a visualização de processos pelo empresário e a viabilidade de nome – realizada através do sistema Junta Digital.
A implantação da Redesim em Alagoas, projeto administrado pela Juceal, foi um dos pontos mais exaltados pelos visitantes devido à integração e à comunicação com órgãos de administração tributária e licenciamento, facilitando a legalização empresarial através do Facilita Alagoas.
Com uma visão mais técnica do trabalho a ser realizado em benefício dos empresários, o diretor do Drei, Conrado Fernandes, destacou que cada Junta Comercial do país responde ao processo de evolução do registro empresarial de forma diferente à total implantação da Redesim.
“Além de você ter a solução tecnológica, você tem que ter a disposição de cada um dos municípios ambiente adequado para que eles possam receber aquela inovação. E no âmbito estadual você tem que ter a disponibilidade dos órgãos de seguirem essa mesma linha de evolução”, adiantou Conrado Fernandes.
Sobre o trabalho desenvolvido pela Juceal, ele salienta que o órgão está indo além do que se espera no seguimento do registro.
“A Juceal foi além das formalidades do contrato. Passaram a pensar no processo como um todo e se comprometeram com o resultado. Isso é um exemplo de serviço público como um todo. O que me deixa, como cidadão, muito satisfeito, após a visita, é justamente o fato da Juceal está preocupada com fazer bem, certo e rápido, prestando um bom serviço para sociedade”, concluiu o diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração.
A visita que contou ainda com a presença da coordenadora do Drei, Amanda Mesquita, foi conduzida pelo assessor especial Kleber Pereira e pelo secretário-geral Edvaldo Maiorano.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308