Moradores dos povoados Massagueira e Barra Nova, no município de Marechal Deodoro, Região Metropolitana de Maceió, estão sofrendo com os alagamentos na região.
Com diversas ruas alagadas, quem precisa sair de casa para trabalhar ou estudar acaba ilhado, ou tem que passar por dentro da água para conseguir sair de casa.
"Eu já saio de casa preparado com bota, e às vezes levo mais de uma roupa para ir trabalhar. Meus filhos já até perderam aula por causa dessas ruas alagadas", falou o morador de Massagueira, Arion Farias.
Com os pés dentro da água, outra moradora do povoado, Maria Zuleide dos Santos diz que tem medo das doenças que pode pegar por causa da água contaminada, mas que é preciso se arriscar. "Não tem o que fazer, se não pisar na água, a gente não sai de casa".
A situação, segundo os moradores, melhorou um pouco após um trabalho da prefeituta, que fez uma vala para a água escorrer, só que não foi suficiente. "Mesmo assim não resolveu, tem muitas partes empoçadas", disse Farias.
Já no povoado de Barra Nova, um dos moradores quase teve a casa toda alagada por causa do nível da água. O risco era tanto que ele alugou uma bomba para retirar a água que tomou conta do quintal.
"Faz uns 8 dias que aqui começou a alagar. Dei graças a Deus que ontem a água não entrou, porque quando a água vem, não tem jeito, o volume é muito grande", disse Mário Renan, que quase teve a casa alagada.
Além da casa dele, outras também foram atingidas e a principal rua de acesso ao povoado também foi tomada pela água.
A reportagem tentou entrar em contato com a assessoria da prefeitura de Marechal Deodoro, mas não conseguiu.
Há uma semana, quando o G1 mostrou uma situação parecida, mas em outro trecho de Massagueira, a prefeitura informou que estava seguindo um cronograma para ir em todas as ruas e avaliar o que pode ser feito para minimizar os transtornos.
Fonte: G1-AL
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308