O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, e o Ministério da Integração, assinaram, em solenidade realizada na última sexta-feira (4), no Palácio República dos Palmares, um protocolo de intenções que visa elaboração do Plano Diretor da Agricultura Irrigada e de Recursos Hídricos para o Estado de Alagoas.
O protocolo de intenções foi assinado entre o governador em exercício, Luciano Barbosa, o Secretário Álvaro Vasconcelos e o Secretário Nacional de Irrigação, Ricardo Santa Rita. Alagoas passar fazer parte do projeto pioneiro no país.
Para o secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, O Plano Diretor será mais um instrumento básico de um processo de planejamento estadual para a política pública voltada para o desenvolvimento da agricultura irrigada em Alagoas.
“Com a execução desse projeto, vamos dar oportunidade aos produtores possibilidade de segurança com sua produção e safra”, afirma o secretário Álvaro Vasconcelos. Segundo ele, é mais uma ferramenta para o fortalecimento da agricultura em Alagoas.
Como explica Sílvio Azevedo, superintendente de Irrigação da Seagri, a partir de agora será feito um diagnóstico da realidade econômica, social, ambiental e política da atividade irrigação, seu potencial de expansão no curto, médio e longo prazo, considerando a água como recurso estratégico para a produção de alimentos.
A formalização do Protocolo de Intenções e do Acordo de Cooperação Técnica vai possibilitar ações conjuntas, visando à elaboração de estudos, levantamentos e pesquisas que resultem em projetos, programas e planos destinados ao desenvolvimento da agricultura irrigada, com ênfase ao uso racional do solo e dos recursos hídricos, no contexto dos usos múltiplos da água.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308