Fruto do convênio entre o governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Piscicultura, Fecoep e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), o Centro de Capacitação Xingó sedia, até o próximo dia 22, o curso de Técnicas Sustentáveis de Irrigação, destinado a produtores rurais, técnicos e estudantes.
O curso terá uma carga horária de 28 horas aula, durante o período e 19 a 22 de setembro, e estão sendo discutidos temas como a utilização de técnicas sustentáveis de irrigação no Brasil, quando e como aplicar, a irrigação, os principais métodos de irrigação, as principais limitações de cada sistema de irrigação e o uso da água residuária, como técnica sustentável na irrigação.
Como explica o assessor técnico da Seagri/AL, Reinaldo Falcão, a irrigação é uma técnica utilizada na agricultura e que tem por objetivo o fornecimento controlado de água para as plantas em quantidade suficiente e no momento certo, assegurando a produtividade e sobrevivência da plantação.
A parceria entre Seagri/AL, mantida com recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) e organizada pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), consiste no oferecimento de capacitações gratuitas que beneficiam e qualificam o homem do campo, gerando renda e fortalecendo a agricultura familiar, promovendo, sobretudo, a inclusão social no Semiárido alagoano.
O próximo curso a ser ministrado no Centro de Capacitação Xingó será “Construção e Manutenção de Ecofogões, no período de 26 a 28 de setembro.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308