Desde que assumiu a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o secretário Christian Teixeira adotou uma postura comprometida em relação à gestão com foco em resultados, principal preceito do governo de Renan Filho. Esse pensamento é um dos responsáveis pelo destaque que a pasta tem tido no alcance e no monitoramento das ações existentes em seu Planejamento Estratégico.
Se por um lado a ideia de uma gestão pública eficiente causa estranhamento para as antigas estruturas governamentais, a ênfase dada atualmente pela Seplag vai de encontro a isso e recai, principalmente, sobre o uso eficaz da informação, o estabelecimento de indicadores de desempenho e sobre a preocupação constante com o monitoramento e a avaliação das ações planejadas.
“É extremamente importante se reunir com o corpo técnico da pasta para analisar e monitorar resultados, sobretudo quando o que se busca é uma administração pública de qualidade. Estamos trabalhando com uma gestão baseada no planejamento e com foco”, pontua Teixeira.
E para alcançar essas metas estabelecidas no Planejamento Estratégico da instituição, foi preciso inovar e usar a criatividade para estabelecer uma rotina de monitoramento entre os gestores e funcionários da pasta. Foi assim que as Reuniões de Gestão começaram a ser efetivadas e entraram, de vez, no calendário de encontros da secretaria.
A secretária executiva de Gestão Interna da Seplag, Cristina Farias, explica que a criação de ferramentas eficazes de monitoramento pressupõe orientar todas as ações do governo para a resolução de problemas e, especialmente, de futuras demandas da sociedade.
“A reunião de gestão, que acontece uma vez por semana, é uma oportunidade para que possamos discutir e expor a situação na qual estão as ações traçadas pela Seplag. Entendemos que é preciso estar mais próximo dos setores e conhecer o que foi produzido por eles durante o passar do tempo. Fazemos desses momentos um ponto para acompanhamento, avaliação e informações gerais sobre qual cenário a pasta está”, explica a secretária.
Gestão estratégica
Atrelada diretamente com as ações governamentais de Renan Filho, a gestão estratégica adotada pela Seplag consiste em fazer com que as táticas e ações definidas pela equipe sejam sistematicamente acompanhadas, analisadas e, se preciso, reformuladas.
“De modo geral, acreditamos que a adoção de uma gestão estratégica implicou em uma relevante mudança cultural e de atitude dentro de nossa secretaria. Hoje, pensamos em nossas ações de forma macro e, por esse motivo, percebemos a relevância disso para o funcionamento dos processos e procedimentos existentes na Seplag”, ressalta Teixeira.
Para a superintendente de Modernização e Gestão da Qualidade (Sumoge), Adriana Maia, além de garantir a análise contínua do desempenho estratégico da organização, as reuniões de gestão possuem um grau de importância extremamente relevante. Ela explica que o modelo adotado está gerando grandes resultados para a pasta.
“Propor esses encontros foi a melhor coisa que aconteceu, pois, de modo geral, as não conformidades que estavam gerando o não cumprimento de algumas etapas do Plano de Ação diminuíram consideravelmente. Na primeira reunião, por exemplo, tivemos 23 não conformidades e agora a taxa tem variado entre duas e uma, o que é relativamente baixo”, conta Maia, ao pontuar o trabalho que também vem sendo feito em 25 órgãos e secretarias do Poder Executivo alagoano.
“É um trabalho feito com muita dedicação e empenho. Acreditamos que melhorias estão acontecendo e que a realidade vivenciada por nós está, aos poucos, sendo inseridas em outras pastas”, diz a superintendente, que é uma das responsáveis pela disseminação da Gestão da Qualidade da Seplag na administração pública do Executivo.
Para se ter uma ideia do volume de ações gerenciadas pela Seplag, conforme dados da Sumoge, atualmente são 1.533 marcos monitorados diariamente, dentro de 156 ações, entre estratégicas - que são aquelas que possuem ligação com o Plano de Ação Geral do Governo -, as gerenciais e, por fim, as operacionais.
“Estamos agindo de modo proativo e a expectativa é que iremos chegar ao fim do ano com o mínimo possível de ações em atraso. Estamos analisando cada ação de modo sistemático e, hoje, em especial, já temos o nosso trabalho reconhecido pelo governo e pela própria sociedade”, ressalta Adriana Maia.
Exemplo
E não é à toa que o trabalho feito pela Seplag tem sido elogiado por outros órgãos e secretarias do País. Recentemente, a equipe da Sumoge, por meio do Plano de Capacitação dos Servidores existente na pasta, participou de um curso em Brasília.
Lá, técnicos do Banco Central, da Secretaria de Estado de Educação da Bahia e da Secretaria de Estado da Fazenda de Mato Grosso do Sul, além dos instrutores que ministraram a capacitação, fizeram questão de pontuar a qualidade e sistemática do modelo adotado pela Seplag em Alagoas.
“A administração pública precisa traçar metas e objetivos. Estamos investindo em nossos servidores e esse reconhecimento só mostra a capacidade técnica de gestão que temos em nossa estrutura. Mesmo sendo apenas uma entre tantas outras secretarias, o papel da Seplag é fundamental para o desenvolvimento de uma nova Alagoas. Esse reconhecimento só nos dá mais vontade de monitorar e dar continuidade ao modelo que temos em nossa Secretaria”, finaliza Christian Teixeira.
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