Com o propósito de identificar problemas, gerar oportunidades para melhorias e criar uma cultura de disciplina, a gestão interna da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete) promoveu um seminário para os seus servidores, visando difundir o sistema 5S.
A implantação do modelo de gestão 5S acompanha a determinação do governador Renan Filho de transformar a administração pública num conjunto de serviços de qualidade, tanto de interesse do agente interno (servidores), como do externo (cidadão).
O evento, realizado no auditório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), foi ministrado pela servidora Adriana Pereira, da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Na ocasião, ela deu algumas dicas de como iniciar o processo de 5S e destacou que todos devem estar abertos a mudanças.
“Implantar o 5S numa repartição não é de uma hora para outra. É um processo lento e contínuo. Mas é necessário que o servidor esteja comprometido em querer mudar seus hábitos e agir com disciplina. Só assim a empreitada terá o sucesso desejado”, declarou Adriana Pereira.
Metodologia
Nas organizações, a metodologia dos 5S permite desenvolver uma melhoria contínua na destinação dos materiais. Esta metodologia melhora o clima organizacional, a produtividade, consequentemente a motivação dos funcionários, e é dividida em 5 palavras de origem japonesa: Seiri (Utilização), Seiton (Ordem), Seiso (Limpeza) Seiketsu (Padronização) e Shitsuke (Disciplina). Cada uma destas palavras busca despertar a atenção para um senso de responsabilidade.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308