A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), sob gestão da secretária Esvalda Bittencourt, atua no desenvolvimento das políticas de combate as drogas, da garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, na medida socioeducativa e no acesso à justiça e cidadania.
Em setembro de 2015, através da Lei Delegada Nº 47 08/2015, foi instituído o novo modelo de gestão administrativa, com maiores mecanismos para a proteção da sociedade no que se refere a prevenção de criminalidade.
No órgão há duas secretarias-executivas e quatro superintendências. Secretaria Executiva de Coordenação das Políticas de Prevenção à Violência, que coordena as superintendências de Políticas Sobre Drogas, Prevenção à Violência e Promoção da Cidadania, Criança e Adolescente, e Medidas Socioeducativas; e a Secretaria Executiva de Gestão Interna, que gerencia a Superintendência de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade.
Entre os trabalhos desenvolvidos pela Seprev, destaca-se o acolhimento de dependentes químicos, através da Rede Acolhe. Atualmente, 37 comunidades acolhedoras, recuperam dependentes em todas as regiões de Alagoas. Os “Anjos da Paz” realizam o pronto-atendimento in loco, em lugares de maior vulnerabilidade e consumo de drogas.
“Acreditamos na recuperação dos homens e mulheres que se envolvem no mundo das drogas. Amparamos as pessoas que se encontram em ambientes de vulnerabilidade e resgatar os dependentes químicos que buscam uma alternativa para se livrar das drogas”, disse a secretária.
Além de acolher e recuperar, a Secretaria trabalha com a reinserção social e produtiva dos acolhidos, por meio do projeto Agentes da Paz, iniciado em janeiro de 2017.
O Acesso à Justiça e Cidadania da Seprev é oferecido pelos Núcleos de Justiça Comunitária, na Casa de Direito, no Jacintinho, e na Casa da Cidadania, no Conjunto Carminha, Benedito Bentes. Os serviços disponibilizados são do Procon, da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego, da Defensoria Pública Estadual e da União, do Tribunal de Justiça, da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) e da Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg) e do Instituto de Identificação.
Com menos de dois anos de criação, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência, inaugurou seis Unidades de Internação Masculina (UIM) e uma Unidade de Internação Feminina (UIF).
Para 2017, está programada a inauguração de mais dois módulos do Complexo de Unidade de Internação de Jovens Adultos (UIJA).
Fonte: Ascom/ Seprev
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308