Ao visitar o estande do projeto ‘Conheça o Samu’, instalado nesta quinta-feira (29) no Shopping Pátio Maceió, na entrada do Benedito Bentes, o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, convidou a população para conhecer os serviços que 500 profissionais da unidade móvel de urgência realizam diariamente para salvar vidas.
O titular da Sesau destacou a importância do projeto como fator de conscientização para que as pessoas não passem trotes, pois é crime. Os trotes, segundo ele, representam a maior dificuldade para que o Samu cumpra com sua missão de atender com rapidez e eficiência os chamados que recebe pelo 192.
Acompanhado do supervisor geral do Samu, Dárbim Alvim, Teixeira visitou o estande no primeiro dia de sua instalação no shopping. Conversou com algumas pessoas que, em meio às compras que faziam, deram uma parada para conhecer o projeto, que continua até esta sexta-feira (29) das 14 às 20 horas.
É a segunda vez que ‘Conheça o Samu’ é realizado para mostrar à população como os socorristas atuam para salvar a vida de milhares de alagoanos. A finalidade da ação é conscientizar sobre a importância do serviço à comunidade, principalmente para quem precisar de atendimento de urgência e emergência.
“Foi muito bom conhecer os serviços que o Samu realiza. Vou conversar com meus amigos para não fazerem trotes. Aproveitei e pedi para medir a pressão arterial”, comentou Lameque Mateus Galvão de Lima, de apenas 16 anos, ao visitar o estande do Samu no Shopping Pátio Maceió.
Para a dona Claudia Maria de Oliveira, que mora próximo do shopping e estava fazendo compras, ter conhecido de perto os serviços que o Samu promove foi muito gratificante.
“É muito importante a gente saber o que os profissionais realizam no dia a dia”. Ela sugeriu que o projeto permanecesse mais tempo para que as pessoas pudessem conhecer melhor os serviços que são prestado pelo órgão.
Até está sexta-feira (29), a população terá a oportunidade de conhecer melhor os serviços que são prestados. Além disso, receberão, também, informações sobre primeiros socorros, a exemplo de queda da própria altura, sangramento (por objeto), queimadura, ataque cardíaco, quebra de braço, engasgo e choque elétrico.
Também serão mostrados dados estatísticos relacionados aos tipos de atendimentos realizados e ocorrências de trotes.
Fonte:Agência Alagoas
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308