O secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas, Álvaro Vasconcelos, participou na segunda-feira (10), no auditório do Campus da Ufal de Arapiraca, da abertura da VII Semana Acadêmica de Agronomia, representando o Governo de Alagoas. O evento reúne pesquisadores, professores, alunos e produtores rurais da região até a próxima sexta-feira (14).
A Semana de Agronomia abrange o II Seminário Alagoano de Horticultura e o Primeiro Seminário de Fitopatologia do Agreste Alagoano, com a parceria do Programa de Arranjos Produtivos Locais de Alagoas – Horticultura do Agreste. A proposta do evento é disseminar o conhecimento técnico-científico, apoiando ideias inovadoras de grupos de pesquisas, equipes de extensão rural e grupos comunitários organizados.
O secretário Álvaro Vasconcelos destacou a importância dos seminários, uma vez que aprimoram a discussão entre a comunidade acadêmica e os produtores rurais da região do Agreste, que atuam na agricultura familiar.
“As discussões são válidas e a temática vai possibilitar o encaminhamento de propostas voltadas para o setor agropecuário e ambiental”, ressaltou o secretário Álvaro Vasconcelos. Segundo ele, propostas que beneficiam diretamente a agricultura familiar vão favorecer o desenvolvimento do setor em Alagoas.
O secretário assegurou que tem todo interesse em formalizar parcerias com a Universidade Federal de Alagoas, visando dar oportunidades de estágios aos acadêmicos do curso de Agronomia de Arapiraca. “Alagoas precisa incrementar a produção agrícola para fortalecer o desenvolvimento do Estado”, concluiu.
Para o vice-reitor da Ufal, José Vieira, o seminário mostra a preocupação da comunidade científica do Campus Arapiraca na solução de problemas dos agricultores, notadamente na região Agreste. “A parceria entre a Ufal e o Governo de Alagoas só trará benefícios, ganhos e o resultado será um ganho social”, frisou.
Humberto Lucas, do APL Horticultura, destaca que os seminários são importantes e propositivos, na busca por novos horizontes e vai fortalecer ainda mais o segmento produtivo na região e no Estado de Alagoas.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308