11/10/2016 23:00:32
Alagoas
Seminário aponta caminhos para a Segurança Alimentar e Nutricional em Alagoas
Secretário lembra importância de estratégias para garantir uma alimentação adequada às crianças alagoanas em situação de vulnerabilidade
Ascom SeadesO secretário Antônio Pinaud afirma que tudo começa por uma nutrição adequada na fase mais delicada da existência
Agência Alagoas

Nesta terça-feira (11), às vésperas do Dia das Crianças e do Dia Mundial da Alimentação, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) reuniram professores, técnicos, órgãos do Executivo estadual e alunos da universidade para debater estratégias e caminhos para promoção da segurança alimentar e nutricional em Alagoas.



O I Seminário Estadual de Segurança Alimentar, promovido pela Seades, e o II Seminário de Segurança Alimentar, realizado pela Ufal, aconteceram paralelamente no Campus A.C. Simões e contaram com as presenças do secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, e da reitora Valéria Correia.



”O Brasil registra altos índices de consumo de agrotóxicos. Na Ufal, principalmente nas unidades do Agreste e Sertão, estamos inovando com a aquisição de alimentos da agricultura familiar e alimentos agroecológicos. Também temos projetos desenvolvidos pelos nossos cursos de Agronomia e Nutrição voltados para a alimentação saudável. Não podemos colocar veneno em nossas mesas”, disse a reitora Valéria Correia.



O secretário Antônio Pinaud lembrou as datas comemoradas nesta quarta-feira (12) e no próximo domingo (16), ressaltando a atuação do Conselho Estadual (Consea) e da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar (Caisan).



“Acima de tudo, devemos pensar em nossas crianças. Elas são a nossa esperança de uma Alagoas mais competitiva, mais segura, mais digna. Nessa fase, quando são definidas todas as competências do indivíduo, o pleno desenvolvimento do cérebro representa uma janela de oportunidade para o futuro. E isso não acontece sem uma alimentação saudável. Tudo começa por uma nutrição adequada na fase mais delicada da nossa existência”, alertou o secretário.



“É fundamental que estejamos de mãos dadas, coordenando as ações para a convergência de metas. Com a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, temos a oportunidade de orientar, debater e, acima de tudo, executar as políticas do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o Sisan. Vamos em busca do Plano Estadual, que norteará a implementação desses princípios”, garantiu Pinaud.

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.