O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Jardel Aderico, participou, na quarta-feira (14), em João Pessoa (PB), do primeiro Seminário sobre Educação Emocional e Social. O encontro é fruto do programa desenvolvido na Paraíba e que utiliza a mesma metodologia do implantado pelo Governo de Alagoas nas escolas de Arapiraca.
No encontro, Jardel Aderico apresentou alguns resultados obtidos no primeiro ano de implantação do programa em Alagoas e sobre a sua relação com a prevenção da violência.
“Trabalhar a educação socioemocional na infância é fundamental para que, no futuro, tenhamos cidadãos que entendam e tenham controle das suas emoções. Isso tem total relação com a criação de um ambiente sem criminalidade, principalmente quando se trata de territórios de vulnerabilidade social”, enfatizou Jardel Aderico.
Na Paraíba, desde 2013, a Metodologia Liga Pela Paz está presente nas escolas e nas famílias, colaborando com a redução da violência, com a melhoria da convivência e da aprendizagem, bem como com o desenvolvimento pessoal e profissional de educadores, beneficiando cerca de 100 mil alunos.
Em Alagoas, a mesma metodologia foi implantada em 57 escolas municipais de Arapiraca, em fevereiro deste ano, beneficiando mais de 20 mil alunos, com o objetivo de construir uma cultura de prevenção à violência nas escolas e na família. O programa é fruto de uma parceria entre a Seprev, a Prefeitura de Arapiraca e a organização Inteligência Relacional.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308