A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) incluiu o judô na rotina pedagógica e esportiva da Unidade de Internação Masculina de Inclusão Social, localizada no Tabuleiro do Martins.
Com o projeto “Disciplina e respeito é bom e eu gosto”, a Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) está ajudando adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Alagoas a melhorar seus comportamentos e a encontrar o equilíbrio emocional necessário para uma vida longe da violência.
O projeto, coordenado pelo sensei João Marcello, visa ensinar disciplina e respeito por meio do esporte, contribuindo na prevenção de comportamentos inadequados dos adolescentes, ajudando-os a trabalhar melhor seus conflitos internos e a respeitar regras do convívio social.
Com a interação natural dos treinos/aulas de judô, os adolescentes fazem gradualmente apropriação de conceitos sociais e comportamento com princípios morais, reforçando sua autonomia, autoconfiança e interação com os parceiros.
"O contato com a filosofia do judô enriquece a formação educacional e cultural, levando naturalmente e consequentemente a uma avaliação de conduta e conceitos como respeito, observação, vivências e soluções pacíficas, aprendizagens importantes no cumprimento da medida socioeducativa”, explica o sensei João Marcelo.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308