22/10/2016 10:00:09
Alagoas
Servidora da Seprev é reconhecida por trabalhar com amor na recuperação de socioeducandos
Gerente de desenvolvimento integral, Cássia Moreno, se dedica a transformar a vida de jovens
AscomCom trabalho exemplar, servidora Cássia Moreno se dedica a transformar a vida de jovens
Agência Alagoas

Crescida no ambiente de dedicação às pessoas, construído na Polícia Civil de Alagoas por sua mãe, a saudosa delegada Aureni Santos Moreno, a servidora pública Cássia Moreno, lotada na Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), será uma das agraciadas, na próxima quarta-feira (26), com a Medalha do Mérito Silvio Vianna.



Ainda criança, Cássia acompanhou o trabalho de sua mãe, cuja referência foi construída ao longo da vida. Moradora antiga do bairro da Jatiúca, a casa onde reside até hoje se tornou ponto de prestação de serviço à comunidade. Nas brincadeiras de infância, de alguma forma, manifestava-se seu espírito agregador e prestativo.



Em 1993, tomou posse como agente da Polícia Civil, mesma instituição em que sua mãe, Aureni Moreno era destaque como servidora. E foi assim, ao lado da mãe, na Delegacia da Criança e do Adolescente, que Cássia Moreno criou um projeto com as mães dos adolescentes infratores, uma iniciativa que revolucionou a relação da polícia com a família dos acusados de crime, o que auxiliou na resolução de conflitos e esclarecimentos criminais e no tratamento emocional e social com o ser humano.



Formada em História, Direito e Jornalismo, Cássia encontrou na comunicação uma forma de auxiliar os familiares, sobretudo as mães das crianças e dos adolescentes que passavam pela delegacia. A mídia, contudo, passou a ser um importante canal para encontrar crianças e adolescentes desaparecidos, além de contribuir na elucidação de casos policiais.



Em 2011, Cássia foi convidada para assumir a diretoria administrativa das Unidades de Internação de Menores. Logo em seguida, após uma reforma, seu cargo passou para a diretoria sociopedagógica do então Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo (Neas), hoje Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), ligada à Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev).



A competência e o comprometimento com o serviço público fizeram com que ela voltasse para a Polícia Civil em 2014. Chegou a assumir a gerência de Patrimônio da instituição e rapidamente. Já em 2015, foi escolhida para ser a gerente do Complexo de Delegacias Especializadas (Code), uma inovação da Polícia Civil alagoana, que reúne todas as delegacias para facilitar o acesso aos serviços à população.



Em agosto de 2015, devido ao trabalho social e ao amplo histórico dedicado a crianças e a adolescentes, aceitou o desafio de assumir a gerência de desenvolvimento integral da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) da Seprev, cujo cargo permanece até os dias atuais.

 


O jeito comunicativo, a figura alegre, o comprometimento, a assiduidade, a competência e a visão humana no serviço público são marcas de Cássia Moreno onde quer que passe. Ao trabalhar hoje com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, o desafio maior para ela é resgatar nos jovens o sentido real da vida por meio da educação.




Atmosfera que gera oportunidades



Servidora pública por amor, Cássia é um dos maiores exemplos de dedicação e empenho da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência, do Governo de Alagoas, sendo, hoje, uma peça fundamental na profunda reforma do sistema que pretende acolher e refazer a vida de diversos adolescentes.



O trabalho de Cássia ajudou a Sumese a implantar novos procedimentos no tratamento com os adolescentes. Nas ações da gerência de desenvolvimento integral, a Sumese conseguiu transformar o ambiente socioeducativo, que outrora era acusado e denunciado de maus tratos, para uma atmosfera que gera oportunidade e refazimento de valores.



Por tudo isso, Cássia Moreno é exemplo de servidora pública atuante, humana, eficiente e capacitada, que busca um novo jeito de cuidar das pessoas.

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.