O Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) oferece ao Estado diversos sistemas que auxiliam na organização dos trabalhos, redução de custos e de tempo, trazendo sempre o melhor em otimização e inovação. Por isso, esta novidade soará bem a todas as secretarias e órgãos do Governo.
O Núcleo de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (Nged) e a Fábrica de Software do Itec firmaram parceria, visando oferecer um pacote duplo de inovação: digitalização de documentos e sistema de ficha funcional dos servidores, tudo de uma só vez.
A ideia inicial consiste em, após o órgão fechar parceria com o Nged, decidindo o que vai digitalizar, ter juntamente, na mesma solicitação, o sistema de ficha funcional.
“São totalmente paralelos os serviços, porém, após a digitalização, as informações digitalizadas dos funcionários são coletadas pelo sistema de ficha funcional, que fará um script de introdução automática, fazendo com que o solicitante já comece no seu sistema com parte do serviço pronto”, explicou Renato Lôbo, analista da fábrica de sítios do Itec.
O técnico acrescenta que cada órgão só vai precisar alimentar gradativamente o sistema com as informações complementares do funcionário que não foram anexadas inicialmente e os registros funcionais deste. O órgão já iniciará com a base de dados do seu funcionário cadastrada.
Os dois sistemas estão sendo oferecidos em conjunto, mas são diferenciados e ambos podem ser solicitados separadamente. A parceria consiste em facilitar a vida dos órgãos.
Com o Nged, é feita a digitalização e o armazenamento das informações tranquilamente e o sistema de ficha funcional vem para agregar valor ao serviço, ou seja, fez a digitalização, há a massa de dados que pode ser reaproveitada para o outro serviço.
Vantagens do gerenciamento eletrônico
De acordo com a equipe do Nged, segurança e sigilo de informações são algumas vantagens básicas trazidas para os órgãos que adquirirem o serviço. “O órgão que digitalizar, vai garantir a integridade do seu documento, vai ter a segurança de que esse documento não será extraviado, terá a garantia do sigilo, por ele ser tratado dentro da esfera do Governo, contará com a agilidade de recuperação de conteúdo, não vai precisar deslocar arquivos em caixas, não correrá o risco de sinistros, como por exemplo, tais documentos se perderem em um incêndio ou enchente, além da eficiência em evitar extravio malicioso”, explicou Pedro Maranhão, responsável pelo sistema.
Os interessados em adquirir os sistemas podem enviar um e-mail para lista-nged@itec.al.gov.br, manifestando o interesse e então será marcada uma pequena reunião, que pode ser nas dependências do Nged ou nas do solicitante. Após isso, serão feitas uma verificação inicial e uma análise técnica para atender à demanda.a
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308