Pela terceira vez em Porto Alegre, o Guns N' Roses tocou para 47 mil fãs na noite de ontem (8) no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Com hits das décadas de 1980 e 1990 e alguns covers famosos, os norte-americanos fizeram um espetáculo que emplgou e emocionou o público na abertura da turnê Not In This Lifetime Tour Latin America Tour/2016, que passará ainda por outras quatro capitais brasileiras.
É clichê, mas o fã de Guns N' Roses necessariamente precisa ter um pouco de paciência. Levou 23 anos para que Axl, Slash e Duff McKagan voltassem a tocar juntos. A expectativa era tamanha que fãs acamparam desde a semana passada em frente ao estádio para garantir um bom lugar e observar de perto a performance dos ídolos.
É a primeira excursão com o trio original desde o fim da tour "Use Your Illusion", encerrada em 1993 com show em Buenos Aires, na Argentina. Aliás, antes de desembarcar na capital gaúcha, o Guns tocou na capital argentina, na noite do último sábado (5), revivendo a experiência.
Além de Axl, Slash e Duff, o Guns atual é formado pelo guitarrista Richard Fortus, o baterista Frank Ferrer, Dizzy Reed no piano e Melissa Reese, tecladista que comanda ainda os sintetizadores e faz backing vocals.
A cinco minutos do horário previsto, após a apresentação do Scalene, o público já se mostrava ansioso. Da arquibancada, se ouvia gritos e palmas, enquanto imagens no telão mostravam as famosas armas e rosas, símbolo do grupo. "Guns N' Roses", entoava a multidão.
Com um pouco de atraso, como era de se esperar, os sete integrantes subiram ao palco pouco antes das 21h30 de ontem com a canção "It's so easy". A faixa escolhida para a abertura parecia ter agradado o público, que pulava acompanhando a banda.
Carismático e esforçada, Axl comandava a apresentação dançando de um lado para o outro, dominando o microfone e sobrando no palco. "Mr. Browstone" foi a segunda música da noite.
Mas foi no momento em que Slash ficou sozinho para tocar introdução de "Welcome to the jungle" que o público aqueceu, aliás, em uma noite bastante quente em Porto Alegre. Ele e Axl interagiam pouco entre si, mas pareciam felizes tocando lado a lado. Enquanto um solava com naturalidade, e sorria diante da multidão, o outro fazia uma apresentação performática, cheia de caras e bocas.
Nas faixas iniciais, o som captado no microfone de Axl estava baixo em relação ao resto da banda. Ainda assim, era audível e facilmente reconhecível pelo timbre característico. Após cerca de uma hora de apresentação, a suposta falha foi corrigida, e a voz de Axl apareceu, impressionando e agradando os fãs.
Durante a execução de "Estranged", o solo de Slash arrancou até lágrimas de alguns mais emocionados. Após "Coma", veio a primeira interação com o público, com Axl apresentando os companheiros e agradecendo o público com um "obrigado", carregado de sotaque. Slash foi o mais aplaudido.
A apresentação prosseguiu diante de um público hipnotizado, que usava telefones celulares para captar todos os momentos da apresentação. Axl passou a ostentar o tradicional chapéu de cowboy ao cantar "Live and let die", de Paul McCartney. A multidão de fãs cantou junto o refrão de "Civil War", em um momentos mais empolgantes da noite.
O hit "Sweet Child O' Mine", uma das mais esperadas, empolgou o público enquanto surgiam pequenos balões vermelhos em formato de coração em frente ao palco. Ainda extasiados, os fãs bateram palmas no ritmo de "Wish You Were Here", do Pink Floyd, executada pelos dois guitarristas.
Como um legítimo astro do rock, Axl Rose exibiu figurinos distintos ao longo da apresentação. Substituía camisetas e adereços, além da camisa xadrez amarrada na cintura. Depois da quarta troca de roupa, o músico sentou-se ao piano para tocar e cantar "November Rain". Na sequência veio outro cover famoso da banda: "Knockin on Heaven's Door", de Bob Dylan, que teve o refrão cantado em uníssino pelo público.
Depois da balada, "Nightrain" novamente agitou o público, que voltou a pular. "The Seeker", cover de The Who, e "Paradise City", com fogos e papel picado, fizeram parte do final de uma noite que ficará na memória de milhares de fãs de rock and roll.
Histórico
O Guns N' Roses foi formado em 1985 pelo vocalista Axl Rose, os guitarristas Slash e Izzy Stradlin, o baixista Duff McKagan e o baterista Steven Adler. Durante a carreira, o quinteto lançou seis álbuns.
Mesmo com a saída dos membros originais, e desavenças entre os protagoniostas, o grupo se manteve nos palcos e reinou no cenário do hard rock de 1987 a 1993, com quase 100 milhões de álbuns vendidos.
Depois de Porto Alegre, o Guns ruma para São Paulo, no Allianz Parque (11 e 12); Rio de Janeiro, no Engenhão (15); Curitiba, na Pedreira Paulo Leminski (17); e Brasília, no Estádio Nacional (20).
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308