Trinta e oito vacas morreram eletrocutadas nesta quarta-feira (19), conforme contagem dos moradores da propriedade, após queda de um cabo elétrico no interior de Tapejara, município da Região Norte do Rio Grande do Sul. A concessionária Rio Grande Energia (RGE), que atende a área, diz que lamenta o fato acompanha o caso.
"Elas estavam todas amontoadas no poste [de energia], que fica no meio da propriedade", conta ao G1 uma das moradoras, Ana Maria Zanatta. Segundo ela, cada uma das vacas mortas gera um prejuízo de aproximadamente R$ 10 mil. Sobreviveram 19 animais.
"Era por volta das 11h, foi quando deu uma chuva forte. A gente não sabe o que aconteceu exatamente, mas tinha um cabo elétrico caído nelas", acrescenta Ana Maria.
Na propriedade, os moradores também trabalham com agricultura. Mas segundo Ana Maria, a principal renda era do leite produzido pelo gado.
A família registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil, e acionou a companhia Rio Grande Energia (RGE) para ir até o local fazer o conserto da rede elétrica.
Por meio de nota, a RGE confirma que o rebanho morreu em função do choque após um cabo elétrico se romper durante o mau tempo. Leia abaixo a íntegra:
"A Rio Grande Energia (RGE) lamenta o acidente com a rede de energia elétrica que causou a morte de um rebanho bovino em uma propriedade rural de Tapejara. O choque nos animais aconteceu após um cabo se romper em virtude do forte volume de chuvas que atingem o estado desde o último final de semana. A concessionária, após informada do rompimento da rede, isolou o risco e trabalha para a recomposição da rede. A RGE mantém contato com o proprietário rural para as tratativas legais."
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308