A Receita Federal apreendeu na manhã desta segunda-feira (17) no Porto de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, 1.096 quilos de cocaína embalados em contêineres com abacaxi em calda. A carga estava prestes a embarcar para a Espanha.Esta pode ser considerada a maior apreensão da droga já feita no estado.
"Não tenho notícia de que uma quantidade maior já tenha sido apreendida no estado", disse ao G1 o chefe da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal, André Ferreira dos Santos. Em maio deste ano, foram apreendidos 811 kg de cocaína no terminal portuário de Navegantes, o que já era considerado um recorde.
Conforme a Equipe de Análise de Risco da Alfândega, a carga apreendida nesta segunda tinha o mesmo representante legal de uma carga de 308 quilos de cocaína apreendida na semana passada dentro de duas bobinas de aço. O homem não foi preso.
Ainda segundo a Receita Federal, uma das empresas exportadoras só havia feito duas exportações nos últimos dois anos e atuava com o comércio de tecidos, embora estivesse exportando frutas em calda.
A carga foi passou por um scanner, um procedimento de rotina para identificar irregularidades, e depois um cão farejador confirmou a existência da droga em meio ao abacaxi.
Em 2016, a Receita Federal contabilizou três apreensões de cocaína em Santa Catarina, em um total de 2.215 quilos.
Maconha
No domingo (16), por volta das 14h, a PRF/SC encontrou 90 quilos de maconha escondidos em um fundo falso de uma caminhonete na BR-282, em Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis.
O motorista, de 56 anos, contou que estava levando a droga de Mato Grosso do Sul para São José. No veículo estavam uma cunhada dele e a filha dela, de três anos. O motorista foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Mãe e filha foram encaminhadas ao Conselho Tutelar.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308