13/12/2016 13:15:39
Brasil
Polícia Federal faz operação contra desvios de verbas do Museu do Trabalho no ABC
32 mandados judiciais foram cumpridos e dois secretários de São Bernardo do Campo foram presos
Foto: Divulgação/Polícia FederalDinheiro apreendido na Operação Hefesta
G1

A Polícia Federal cumpriu 32 mandados judiciais na manhã desta terça-feira (13) na Operação Hefesta, que tem como objetivo desarticular um esquema de desvio de recursos do Ministério da Cultura para a construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.


No total, oito mandados de prisão temporária, oito de condução coercitiva e 16 de busca e apreensão foram cumpridos em São Paulo, Santos, ABC Paulista, Barueri, Rio de Janeiro e Brasília. Residências, empresas e secretarias municipais de Obras, Cultura e Administração de São Bernardo foram alvo da operação.


O secretário de Obras, o sub-secretário de Obras, o secretário de Cultura de São Bernardo do Campo e mais cinco empresários foram presos.


Cerca de R$ 300 mil e dois carros importados, um Porsche e um BMW, foram apreendidos. A operação ganhou o nome de Hefesta porque remete ao deus grego Hefesto, do trabalho e da metalurgia.


O inquérito foi instaurado pela PF a partir de informações divulgadas pela imprensa em novembro de 2014, indicando atraso e possíveis fraudes na construção do museu. A obra começou a ser feita em 2012 e deveria terminar em 9 meses, mas até hoje não foi concluída.


Segundo a PF, houve desvio de recursos de projetos da Lei Rouanet e convênios do Ministério da Cultura com a Prefeitura de São Bernardo. Há indícios de superfaturamento de projetos, subcontratação ilegal de empresas sem licitação e duplicidade de objetos nos projetos de captação.


Dezenas de carros, inclusive da Controladoria-Geral da União (CGU), deixaram a sede da PF, na Lapa, na Zona Oeste da capital paulista, pouco antes das 6h.

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2025. Todos os direitos reservados.