Quatro meses depois que a ponte do povoado Mumbuca foi destruída em um incêndio pouca coisa mudou. A comunidade fica na região do Jalapão e mais de 60 famílias vivem praticamente isoladas. Um vídeo enviado por um telespectador da TV Anhanguera mostra que o acesso à região está cada vez pior.
"Aqui é o local em que os carros passam por dentro do rio, mas com a chegada da chuva o rio vai afundando. Nesse trecho, o rio é um pouco raso e é dá passar de camionete e carros mais altos, mas com a chegada da chuva não vai mais dar de passar. Porque o rio enche, alaga tudo e não passa de jeito nenhum [..] Tá muito complicado a nossa situação. Nós pedimos que seja tomada alguma providência porquê do jeito que está não dá para ficar", disse o estudante Paulo Junior.
A situação do povoado ganhou destaque depois da visita do autor de novelas Walcyr Carrasco visitou o Jalapão durante a Festa da Colheita do Capim Dourado, em setembro. Durante a passagem pelo local, ele aproveitou para fazer um apelo pela ponte que foi destruída no incêndio.
Por conta desta demora na solução do problema, a Defensoria Pública Agrária pediu à Justiça que obrigue o Estado e o município de Mateiros a apresentarem, em caráter de urgência, projeto e cronograma para a construção de uma ponte que de acesso à comunidade Mumbuca.
Por conta desta demora na solução do problema, a Defensoria Pública Agrária pediu à Justiça que obrigue o Estado e o município de Mateiros a apresentarem, em caráter de urgência, projeto e cronograma para a construção da ponte de acesso à comunidade Mumbuca.
A Defensoria pediu ainda que providenciem, no prazo máximo de 15 dias, acesso alternativo para os moradores enquanto o projeto não for apresentado e concluído, ambos os pedidos condicionados a multa diária de R$ 10 mil.
O processo está com o juiz desde o último dia 16 de dezembro para decidir a respeito do pedido liminar, mas por conta do recesso da Justiça os prazos de processos ficam suspensos até o retorno do judiciário dia 20 de janeiro.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308