28/06/2022 13:41:09
Brasil
Saiba o que significa a sigla LGBTQIA+ e a importância do termo na inclusão social
Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é celebrado nesta terça-feira (28)
Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

 O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado nesta terça-feira (28), traz reflexões que devem ser pautadas diariamente em nosso cotidiano. Dentre elas, a importância de conhecimento em torno da sigla LGBTQIA+ para a inclusão social e profissional de diversos grupos.

Na década de 1990, ganhou força a sigla inicial do movimento: GLS. Que englobava gays, lésbicas e simpatizantes. Entretanto, com o passar dos anos, o S foi retirado e a sigla evoluiu de acordo com a necessidade urgente de mais representatividade referentes à opção sexual e identidade de gênero.

Com isso, LGBTQIA+ se tornou um acrônimo para lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e queer, com um sinal “+” para reconhecer as orientações sexuais ilimitadas e identidades de gênero usadas pelos membros dessa comunidade.

A sigla ainda é difundida de outras formas, com letras a mais ou a menos, e segundo o especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão William Ramos, não há certo ou errado nesta questão.

“Não tem nenhuma entidade que determina qual é certa e qual é errada. No Brasil, a organização Fórum de Direitos em Empresas LGBTI+ convencionou que nas empresas hoje, no Brasil, está se usando o termo LGBTI+. Mas é uma sigla viva, que muda a cada momento”, disse o especialista.

“Não é errado falar LGBTQA, LGBTQIA+, LGBTQIAP+, ela varia mesmo de acordo com o interlocutor e de acordo com a geografia de onde você está”, acrescentou Ramos.

O significado de cada letra
O Manual de Comunicação LGBTI+, elaborado pela Aliança Nacional LGBTI+ denomina as identificações na sigla da seguinte forma:

“A partir do momento que damos nome as orientações sexuais e identidades de gênero, damos visibilidade às problemáticas envolvidas com esses grupos e conseguimos pensar em soluções para garantir direitos básicos aos indivíduos pertencentes a esses grupos”, afirma Ramos.

 

 

 

Fonte: CNN Brasil

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.