Orgulho. Com essa palavra, Neide Andrade define o que está sentindo diante das duas peças da sua movelaria produzidas para a linha de móveis Quilombos dos Palmares, lançada na sexta-feira (25), na Faculdade de Administração e Negócios FAN, no bairro do Jaraguá.
Neide Andrade é um dos doze produtores atendidos pelo Arranjo Produtivo Local Móveis Maceió e Entorno que, junto ao designer Marcos Batista, desenvolveram uma coleção de móveis inspirada na histórica região dos Quilombos dos Palmares.
Proprietária da Predileta Móveis há três anos, em São Miguel dos Campos, foi somente há seis meses que ela e seu marido, Luciano Andrade, entraram no APL, com grandes ganhos para a produção.
“O APL trouxe toda uma visibilidade que não tínhamos antes; nos ensinou a trabalhar melhor a peça, trouxe entusiasmo, foi tudo de bom”, diz Neide, que produz estofados e móveis em sua fábrica e hoje ganha cerca de dez vezes mais do que quando administrava um buffet.
O tema da atual coleção surgiu durante um curso de capacitação de design de móveis ministrado pelo renomado designer Marcos Batista e oferecido aos micro e pequenos empresários atendidos pelo APL. A partir dele, foi criada a Linha de Móveis Quilombo dos Palmares, que faz referência às paisagens, cores e formas da histórica região.
“A linha traz toda uma característica que remete à região, com cores, textura, formas, tudo muito bem pensando para trazer a história dos Quilombos, materializando as coisas que são intangíveis”, explica Marcos Batista que, junto aos empresários, criou sete peças.
Para a superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Giselle Mascarenhas, utilizar o design como estratégia para criar soluções viáveis e possíveis a serem aplicadas na construção de peças estimula o empresário a utilizar seus saberes e criatividade, além de agregar valor aos seus produtos e serviços como diferencial competitivo.
“O APL de Móveis já é um case de sucesso e a intervenção pelo designer é fundamental, para que as produções e as empresas se fortaleçam, com agregação de valor aos produtos e mais visibilidade. Houve, nos últimos anos, um aumento significativo no número de empresas de móveis formalizadas, como também um crescimento de postos de trabalho, e o Governo do Estado se coloca à disposição para apoiar no que for possível para que as empresas continuem crescendo”, disse Giselle Mascarenhas.
O APL Móveis Maceió e Entorno faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e pelo Sebrae/AL.
Implantado em 2013, o Arranjo beneficia 70 empresas direta e indiretamente, possibilitando a participação de empresários em diversas consultorias, capacitações e eventos, com foco no desenvolvimento do negócio, mão de obra qualificada, empreendedorismo e associativismo.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308