O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, avaliou que o País caminha para um processo de estabilização da atividade econômica no curto prazo.
Segundo ele, é possível também uma retomada gradual ao longo dos próximos trimestres, ou seja, a previsão é de volta do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
A fala dele ocorreu durante audiência pública, nesta terça-feira (4), na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE).
“A economia brasileira dá sinais de estabilização, após seis trimestres consecutivos de retração da atividade econômica na margem, e cresce a esperança na recuperação à frente”, ponderou o presidente.
Confiança
Goldfajn lembrou aos parlamentares que no segundo trimestre desse ano, o PIB do setor industrial interrompeu uma sequência de cinco trimestres consecutivos de retração. Neste mesmo período, disse Goldfajn, o investimento interrompeu uma série de dez trimestres de queda.
O presidente do BC também relatou outros reflexos da mudança no cenário econômico. “Os indicadores de confiança de empresários e consumidores estão subindo há alguns meses”, observou.
Investimentos
“A disposição para investir e para consumir depende da recuperação da confiança. Consequentemente, a retomada do crescimento também”, ponderou.
A balança comercial, no ano, segue com exportações em ritmo superior as importações, o que deixa um saldo comercial de US$ 136,175 bilhões.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308