De acordo com os dados do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), entre 2020 e 2021, a base de profissionais distribuídos no Brasil saltou de 390 mil para 430 mil, expansão de 10,5%. O crescimento se deve ao aquecimento do setor imobiliário que conseguiu surfar positivamente nas quedas de juros durante a pandemia. Em 2021, o mercado imobiliário cresceu cerca de 26% em relação ao do ano anterior.
De acordo com pesquisa realizada pelo Cofeci, essa expansão da profissão trouxe uma consequente diversidade entre os profissionais de corretores de imóveis no país. Novas mudanças marcam o setor, como o crescimento da participação feminina – o número de mulheres na profissão aumentou em 144% nos últimos dez anos –, o aumento da escolaridade entre os corretores, a tendência das novas tecnologias na profissão, o aumento da média salarial dentre outros aspectos.
Apenas em Alagoas, um dos principais polos para o mercado imobiliário no nordeste do Brasil, existem mais de 400 corretores de imóveis credenciados no Creci AL (Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Alagoas), sendo a presença feminina na categoria um dos destaques, com 35% de mulheres atuando no segmento imobiliário no Estado. No Estado vizinho, Sergipe, a estatística também segue em crescimento e atualmente 432 profissionais atuam como corretores imobiliários.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308