16/09/2016 15:00:09
Economia
Comitê mineiro da Redesim visita unidade do Juceal Express em Messias
Representantes da JUCEMG e do Sebrae/MG observaram ainda o funcionamento da Redesim no interior alagoano
Ascom/JucealRepresentantes da Junta Comercial mineira vieram em busca da troca de experiência e levaram na bagagem a experiência alagoana
Agência Alagoas

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) promoveu, em parceira com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae-AL), visita técnica ao município de Messias, nesta quinta-feira (15), para apresentar em loco ao comitê da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) de Minas Gerais as atividades desempenhadas no interior alagoano e o funcionamento do serviço Juceal Express.



Na ocasião, os representantes da Junta Comercial de Minas Gerais (JUCEMG) e do Sebrae/MG presenciaram o cotidiano das unidades descentralizadas de atendimento, suas atividades e como o serviço ofertado vem favorecendo o desenvolvimento da região, através de parceria com o Sebrae/AL.



No primeiro momento da visita, o trabalho diário dos atendentes do Juceal Express foi abordado, delimitando como é feita a protocolização dos processos empresariais e a digitalização da documentação para análise na sede do órgão. Além disso, também foi abordado o trabalho de orientação a fim de esclarecer dúvidas e diminuir ruídos e erros processuais.



Os mineiros tiveram contato com a realidade encontrada no município de Messias e as possibilidades ofertadas aos empresários do interior alagoano com a integração de os órgãos municipais, estaduais e federais por meio Portal Facilita Alagoas.



Presente na visita, o presidente da Juceal, Carlos Araújo, reforçou a troca de experiências com os mineiros e deu destaque à qualidade do serviço ofertado a sociedade. “O pessoal de Minas Gerais pôde verificar um diferencial de Alagoas. O sistema ajuda, faz tudo isso funcionar, mas o diferencial é o ser humano, com o empenho pessoal voltado para o que vai ser oferecido aos empresários”, pontuou.



Em relação à entrada dos processos, à análise da documentação e à resposta ao empresário, os técnicos e os diretores mineiros buscavam informações, indagando de que maneira os serviços se tornavam eficientes. A conclusão foi a capacitação, o atendimento e a vontade de desenvolvimento desempenhada pelas partes envolvidas.



Para Cássio Duarte, analista de políticas públicas do Sebrae em Minas Gerais, o engajamento é o principal ponto. Segundo o analista, os servidores mostraram preocupação com a resolução dos problemas dos empresários.



“Não adianta só descentralizar, se a pessoa que for atender o cliente não estiver capacitada e com boa vontade. Eu acho que é esse espírito que temos que levar para Minas Gerais”, afirmou.



Os representantes da Junta Comercial mineira vieram em busca da troca de experiência e levaram na bagagem a experiência alagoana. Segundo o coordenador da Redesim em Minas Gerais, Henrique Petrocchi, o que foi mais importante é o entusiasmo em promover melhorias no serviço da Junta Comercial, mudando o conceito de inércia que está atrelado aos órgãos públicos.



Para Petrocchi, a manutenção da estrutura faz a Redesim funcionar, mas o coordenador ressalta a gestão das pessoas. “Estamos implantando o comitê gestor em Minas e trazer o trabalho em conjunto pra buscar melhorias pro empresário é o nosso objetivo. Com 853 municípios mineiros, o nosso grande desafio é a gestão de tantas prefeituras. Então foi importante ver como é feito o trabalho com os municípios pra que eles saibam da relevância da Redesim e pra que eles abracem a causa”, ressaltou.



Durante a visita a Alagoas, os representantes mineiros participaram ontem da edição alagoana do Seminário Brasil Mais Simples e de apresentações com os órgãos parceiros da Redesim na última terça-feira.

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.