Membros do Conselho Estadual de Política Energética (Cepe) conheceram um pouco mais sobre os projetos desenvolvidos na área de energia solar no Brasil e no cenário internacional. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (27), no Palácio República dos Palmares, Centro.
Com um formato diferenciado e dinâmico, a 29ª reunião do Conselho contou com a presença do pesquisador francês Lucien Deschamps, que faz parte do comitê organizador do Seminário Internacional RenovEnergia.
Ministrado por Deschamps, o painel ‘Grandes projetos para o futuro uso da energia solar’ apresentou as perspectivas de desenvolvimento das energias renováveis e as inovações e técnicas em pesquisas voltadas para o segmento.
“O objetivo no Brasil é melhorar a eficiência energética dos sistemas e fortalecer a produção de energia por meio de placas fotovoltaicas, reduzindo a emissão de CO² e possibilitando um desenvolvimento sustentável”, explicou o pesquisador.
O secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, destacou o potencial de Alagoas para a produção de energia solar. “O Governo do Estado tem trabalhado em parceria com a Universidade, iniciativa privada e pesquisadores, para alavancar as oportunidades de investimento. Nosso objetivo é focar onde temos mais potencial, como é o caso da biomassa e da energia solar”, afirma o secretário.
Na ocasião, foram apresentados o funcionamento e as instalações da empresa Pure Energy, que produz painéis fotovoltaicos responsáveis pela conversão de energia solar.
A fim de promover a troca de experiência e incentivos, o engenheiro de automação Valmor Barreto apresentou a temática ‘Comercialização de Energia’, explorando o case da Usina Monte Alegre, localizada na Paraíba.
O Conselho se reúne a cada três meses para discutir ações e melhorias para o setor de energia.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308