28/09/2016 22:00:36
Economia
Estudantes da Ufal participam de workshop sobre energias renováveis
Encontro realizado nesta quarta-feira (28) discutiu o fortalecimento da cadeia produtiva da energia solar em Alagoas
Foto: Jonathan LinsEncontro reuniu 120 alunos de Agroecologia, Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia Florestal, Agrimensura e Energia da Biomassa
Agência Alagoas

Aliar o conteúdo teórico adquirido em sala de aula à realidade do cenário de comercialização e mercados competitivos. Com esse intuito, a estudante do 3º período da graduação de Engenharia de Energias Renováveis, Luana Laís Freire, participou do workshop sobre energias alternativas, no Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde conheceu um pouco mais sobre a cadeia produtiva da energia solar no Estado.



Promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com a Ufal, o encontro reuniu 120 jovens estudantes dos cursos de Agroecologia, Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia Florestal, Agrimensura e da pós-graduação em Energia da Biomassa.



“Momentos como esse permitem que os alunos conheçam melhor o desenvolvimento das energias alternativas, além de unirem as teorias e pesquisas à aplicação na realidade, entendendo de que maneira é feita a comercialização, como funciona o mercado e quais são as possibilidades futuras”, ressalta Luana Freire.



O superintendente de Energia e Mineração da Sedetur, Bruno Sardeiro, destacou a importância de fortalecer a cadeia produtiva e explorar as potencialidades de Alagoas.



“A energia é insumo fundamental para o desenvolvimento de qualquer linha de produção. Se o insumo pode ser sustentável, renovável, alternativo, sem degradar a natureza, então é preciso investir nele. Além disso, é função do Governo do Estado estabelecer pontes fundamentais entre o ensino superior e o setor público, transformando a energia solar em Alagoas em uma cadeia competitiva e com capacidade para novos mercados”, afirma Bruno Sardeiro.



O encontro foi dividido em dois momentos. Durante a manhã, o evento contou com o painel ‘Grandes projetos para o futuro uso da energia solar’, ministrado pelo francês Lucien Deschamps. O painel explorou as perspectivas de desenvolvimento das energias renováveis e as inovações e técnicas em pesquisas voltadas para o segmento.



No segundo painel foram apresentados o funcionamento e as instalações da empresa Pure Energy, produtora painéis fotovoltaicos, que realizam a conversão de energia.
O case de sucesso da Usina Monte Alegre, localizada na Paraíba, com o uso de energia solar, foi ministrado pelo engenheiro de automação Valmor Barreto, a fim de promover a troca de experiência e incentivos entre os Estados. À tarde foi anunciado o Congresso Internacional de Energias Renováveis – Renovenergia, previsto para 2017.

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.