12/09/2016 20:15:18
Economia
Portaria regulamenta Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte
Decreto que promove melhorias e diálogo entre o setor empresarial e Governo do Estado foi publicado no Diário Oficial nesta segunda-feira (12)
Jonathan LinsRealizado, atualmente, pela diretoria de Micro e Pequenos Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae, o FEMPE estava desativado desde 2014
Agência Alagoas

Assessorar, formular e acompanhar a implantação de políticas governamentais de apoio e fomento às microempresas e empresas de pequeno porte. Com esta finalidade, foi decretada, do Diário Oficial desta segunda-feira (12), a portaria que regulamenta o regimento interno do Fórum Estadual das Microempresas e de Pequeno Porte (FEMPE), um espaço para discutir as demandas do micro e pequeno empresário alagoano e construir políticas públicas eficientes e com resultados expressivos.



Realizado, atualmente, pela diretoria de Micro e Pequenos Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae, o FEMPE estava desativado desde 2014.



No último evento, realizado no dia 30 de agosto, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, falou sobre a importância de retomar o FEMPE como espaço de diálogo com os micros e pequenos empresários.



“O Fórum é um momento de reconstrução do modelo de MPEs em Alagoas, para alinhar melhor as ações e principalmente dialogar mais com a sociedade. Assim que soube da existência do FEMPE, fiz questão de retomá-lo, porque reconheço a importância das micro e pequenas empresas, afinal elas representam grande parte dos empregos gerados em AL”, afirmou Helder Lima.



Comitês


Atualmente, o Fempe será dividido em comitês temáticos, responsáveis por propor as pautas de acordo com as demandas percebidas por suas áreas de atuação, permitindo que tais demandas sejam realizadas atendendo interesses mútuos. Os comitês são divididos em: Desoneração, Desburocratização e Meio Ambiente; Inovação e Empreendedorismo e Acesso ao mercado.



De acordo com a diretora de Micro e Pequenos Negócios da Sedetur, Ana Santos, os pequenos negócios geram diversas oportunidades de investimento em Alagoas, por isso a necessidade de criar novas políticas de apoio.



“A aposta na inclusão produtiva do pequeno empresário é um dos principais caminhos que o Governo do Estado segue dentro do seu planejamento estratégico”, explicou Ana Santos.

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.