Estabelecer um diagnóstico situacional de Alagoas para, a partir disso, identificar as demandas e principais potencialidades das regiões do Estado, desenvolvendo-as estrategicamente. Este é o principal propósito do Plano de Desenvolvimento de Alagoas (PDE)- previsto dentro da Política Nacional de Desenvolvimento Regional- e executado localmente pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).
Na quarta-feira (5), o secretário Helder Lima recebeu os representantes do IABS para validação da metodologia utilizada para o levantamento de dados que subsidiarão o plano, reforçando a importância da articulação entre população, Governo do Estado e demais entidades envolvidas.
“Nossas ações para o ano que vem precisam ser baseadas em um diagnóstico claro de Alagoas, que nos apresente a realidade, as principais demandas e, mais que isso, identifique as principais potencialidades do Estado em cada município, funcionando como uma base de dados para desenvolvermos nosso trabalho em prol do desenvolvimento econômico e melhoria na qualidade de vida da população”, afirma Helder Lima.
Proporcionando a construção de uma rede dinâmica de cidades e territórios, capaz de integrar suas características econômicas, culturais, sociais e ambientais, a Sedetur será responsável pela articulação entre os diferentes parceiros a nível Estadual, dando continuidade ao trabalho de descentralização e regionalização das capacidades produtivas, já realizado por meio dos Arranjos Produtivos Locais (APL’s).
Execução
Sob a responsabilidade do IABS, o Plano de Desenvolvimento deve reunir propostas de estratégia institucional que estejam alinhadas às diretrizes do Plano Estratégico do Estado de Alagoas (2011 -2022), à Política Nacional de Desenvolvimento Regional e a I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional.
Para isso, os setores prioritários foram divididos entre Agronegócio e Desenvolvimento Rural, Turismo, Indústria de Transformação, Comércio e Serviços. Na metodologia, a população vai ter a oportunidade de participar do processo, por meio de formulários disponíveis on-line e direcionados aos cidadãos que desejam opinar e contribuir para o desenvolvimento do Estado.
Os parceiros e atores locais, como lideranças públicas, trade turístico e empresários, serão entrevistados para obtenção de informações que possam subsidiar o plano, além de participarem de oficinas voltadas para as temáticas dos setores prioritários. Serão utilizados, ainda, documentos de referência já existentes, como o Plano de Governo, Alagoas Dados e Informação, dentre outros.
“A abordagem colaborativa, com ampla participação de atores locais, seja por meio de oficinas, seja por outros métodos de consulta, irá consolidar, em um único documento, as reais necessidades do Estado e suas respectivas estratégias de atuação. O resultado é um intenso alinhamento das informações existentes em documentos oficiais que respeite a realidade local das diferentes regiões do Estado”, afirmou o diretor-presidente do IABS, Tadeu Assad.
O trabalho de análises e entrevistas terá início ainda estre mês. A conclusão da versão final do Plano de Desenvolvimento está prevista para março de 2017.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308