As professoras da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Katia Santos Bezerra e Edjane Vieira Pires, tiveram suas propostas de projetos de pesquisa aprovadas no edital universal do Programa Estadual de Auxílio à Pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). O resultado foi divulgado, nesta quarta-feira (14), no site da Fundação.
O projeto Avaliação de crescimento da tilápia, Oreochromis Niloticus, e tambaqui,Colossoma Macropomum, alimentados com folha de mandioca desidratada, da docente Katia Santos Bezerra, será desenvolvido no Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca. Ela está ansiosa para iniciar a pesquisa.
“A gente idealiza, mas precisa de financiamento. Assim que cair o dinheiro na conta, é partir para comprar os materiais e montar todo o sistema”, afirmou a pesquisadora.
Já o projeto Avaliação da atividade alelopática de espécies de plantas de ocorrência no Estado de Alagoas, da professora Edjane Vieira Pires, será desenvolvido em Palmeira dos Índios.
“Acho relevante que os pesquisadores e discentes do interior do Estado possam contar com mais oportunidades, como esta concedida pela Fapeal. Com isto, poderemos avançar inclusive, na melhor formação dos discentes de nossa instituição”, frisou Edjane Pires.
Para o pró-reitor de Pesquisa e da Pós-Graduação, Cristiano Cezar Gomes da Silva, a aprovação das propostas é um incentivo para toda a comunidade acadêmica. "Essa aprovação demonstra a capacidade de nossos pesquisadores na captação de recursos junto às agências de fomento quando submetidos aos editais de ampla concorrência. Também se configura como incentivo para que os demais pesquisadores submetam seus projetos e, ainda, sinaliza que a Uneal está trilhando um caminho exitoso", avaliou.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308