Vinte e cinco escolas da rede pública de Maceió terão até o dia 20 de outubro para enviar textos de seus alunos para o Concurso de Redação da Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal).
O lançamento da edição 2016 do concurso ocorreu nesta terça-feira (23), na sede da Esmal, e contou com a presença de diversos gestores de unidades de ensino das redes estadual e municipal de ensino.
A ação faz parte do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), desenvolvido pela Esmal, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed).
A parceria visa despertar o senso crítico e a cidadania entre os estudantes do 9º ano do ensino fundamental, os quais terão que produzir textos de até 30 linhas sobre a temática ‘violência urbana’.
Os dois melhores textos de cada escola devem ser encaminhados para a Esmal até o dia 20 de outubro e todos os 50 autores das redações selecionadas receberão kits com jogos educativos e material escolar.
Em 2015, o estudante Cícero Simão Pereira da Costa, da Escola Estadual Aurelina de Melo, do bairro do Vergel do Lago, venceu a terceira edição do concurso entre os estudantes da rede pública estadual.
Presente à cerimônia, a secretária-executiva da Educação, Laura Souza, elogiou a iniciativa e disse que o concurso estimula os estudantes a refletir sobre questões sociais e as comunidades onde vivem.
Já o juiz Hélio Pinheiro, coordenador do Programa Cidadania e Justiça na Escola, destacou a importância dos professores e gestores escolares para a divulgação do concurso e adiantou que a cerimônia de premiação dos alunos vencedores está prevista para o dia 4 de novembro.
Para mais informações sobre o concurso, os interessados podem ligar para os números 3315-1260 (Seduc) e 2126-5371 (Esmal).
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308