A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) foi convidada a participar de uma mesa redonda com o tema Divulgação e Popularização da Ciência: Experiências e Perspectivas. A atividade esteve inserida no 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, na tarde de segunda-feira (22).
A Fapeal foi representada por seu diretor-presidente, Fábio Guedes Gomes, que apresentou as iniciativas e os principais resultados da comunicação da Fapeal, sob o título Popularização da Ciência e Tecnologia: o caso da Fapeal.
Os pontos abordados foram: a exposição de 25 anos da Fapeal, em outubro de 2015, que foi visitada por mais de 2.300 pessoas; a Fapeal em Revista, que divulga as pesquisas financiadas pelo órgão e é distribuída gratuitamente nas escolas da rede pública estadual; a aproximação com o público por meio do site oficial e das redes sociais; o calendário temático que teve sua 13ª edição em 2015 e já virou item de colecionador e o prêmio de jornalismo em CT&I que será lançado ainda este ano pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com o apoio da Fapeal.
Interação
Fábio Guedes apontou que a produção da área de comunicação da Fapeal tem conseguido influenciar a construção da pauta jornalística local, ampliando os espaços para notícias e matérias sobre ciência e tecnologia.
“Além disso, em 2016 conseguimos uma boa inserção nacional”, comentou o secretário em alusão às reportagens de TV e entrevistas de rádio com gestores e pesquisadores apoiados pela fundação e à reprodução de releases da Fapeal em veículos que são referência nacional na área de CT&I, como os sites Jornal da Ciência e Agência CT&I e o blog Direto da Ciência.
O 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical acontece no Centro de convenções de Maceió, até 24 de agosto.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308