Diretores e coordenadores pedagógicos de 60 escolas da rede estadual em Maceió, ofertantes do Ensino Fundamental II, iniciaram, nesta terça-feira (4), o curso ‘Gestão para a aprendizagem’, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Fundação Lemann e a Elos Educacional.
Neste momento presencial, que contou com a participação do secretário Luciano Barbosa e da secretária executiva, Laura Souza, os participantes conheceram a estrutura da formação, que terá duração de dois anos e um total de 360 horas de carga horária.
Destacando os desafios de grande parte dos gestores escolares, sobretudo aqueles com unidades situadas em localidades de grande vulnerabilidade social, o secretário de Educação, Luciano Barbosa, reafirmou o apoio da Seduc às instituições de ensino, colocando-se, mais uma vez, à disposição dos diretores e coordenadores.
“Usamos algumas estratégias que estão se confirmando certas. Uma delas foi apostar no gestor e outra foi a descentralização de recursos direto para as escolas, pois acreditamos que é realmente lá que as coisas acontecem. E os resultados já começaram a acontecer. A segunda maior taxa de crescimento do Ideb foi de Alagoas, com 0,6, só perdendo para o Ceará, que obteve 0,7. Esse é um dado concreto de que colocamos o pé no acelerador. Nós acreditamos em vocês”, destacou Luciano Barbosa.
Reconhecimento
Agradecidos, diretores pontuaram como os investimentos do Governo em obras de infraestrutura, a alocação de recursos direto nas escolas e as formações otimizam o processo da gestão escolar.
“Nós temos as melhores expectativas possíveis em relação à formação, pois teremos a chance de conhecer experiências bem sucedidas e que também podem ser aplicadas em nosso Estado. Como gestores, nosso intuito é colaborar para a melhoria da educação, e iniciativas como esta mostram que o Governo de Alagoas tem essa mesma preocupação. Por isso, acredito que, unidos, podemos mudar esta realidade”, afirmou Eliana de Amorim, diretora da Escola Estadual Capitão Álvaro Victor, no Vergel do Lago.
Para a gerente da 13ª Gerência Regional de Educação, Mônica Sarmento, a parceria vai trazer benefícios diretos na melhoria do ensino-aprendizagem das escolas. “Uma vez que temos aqui, os gestores e seus coordenadores pedagógicos, a formação vai propiciar uma reflexão acerca das práticas em sala de aula. Logo, acredito que, com essa parceria, teremos melhorias não só no Ideb, mas, também, avanços no ensino-aprendizagem, onde toda a equipe gestora das escolas fará um trabalho com metas e planejamento”, pontuou Mônica.
A estrutura do curso será distribuída em quatro semestres. O primeiro período será voltado para a gestão estratégica e gestão de resultados; no segundo, gestão pedagógica e formação de professores e gestão pedagógica e planejamento; no penúltimo, os participantes optarão por temas específicos, incluindo, obrigatoriamente, a construção do plano de ação; finalizando com a implantação do plano.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308